O sentido educacional da tecnologia revisto na discussão dos anos 70 aos 90: retrospectiva de conceitos e princípios de análise
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v9i17.3164Palabras clave:
Tecnologia educacional;, Sentido educacional da tecnologia;, Fundamentos da tecnologia educacionalResumen
Este trabalho inspirou-se no texto Tecnologia Educacional, elaborado por ocasião da prova (de conhecimento) do Concurso para Professor Titular da área de ensino- aprendizagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995), quando o tema foi sorteado entre os 16 (dezesseis) que constituíram o programa. Neste trabalho revê-se o sentido educacional da tecnologia, elegendo-se alguns dos estudos dos anos 70 aos 90, que propiciam sumariar conceitos e princípios afins, na diversidade de objetos que se apresentam nesse âmbito temático, mantendo-se atuais e necessários, apesar da aceleração das mudanças do tempo e das questões tecnológicas. Esta "preservação de memória" se faz, portanto, no interesse de princípios e valores que devem ser lembrados e mantidos no presente, para que não se percam no futuro, nem sejam esquecidos nos fundamentos dos projetos de pesquisa.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Linhas Críticas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.