O sentido educacional da tecnologia revisto na discussão dos anos 70 aos 90: retrospectiva de conceitos e princípios de análise

Autores

  • Mary Angel

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v9i17.3164

Palavras-chave:

Tecnologia educacional;, Sentido educacional da tecnologia;, Fundamentos da tecnologia educacional

Resumo

Este trabalho inspirou-se no texto Tecnologia Educacional, elaborado por ocasião da prova (de conhecimento) do Concurso para Professor Titular da área de ensino- aprendizagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995), quando o tema foi sorteado entre os 16 (dezesseis) que constituíram o programa. Neste trabalho revê-se o sentido educacional da tecnologia, elegendo-se alguns dos estudos dos anos 70 aos 90, que propiciam sumariar conceitos e princípios afins, na diversidade de objetos que se apresentam nesse âmbito temático, mantendo-se atuais e necessários, apesar da aceleração das mudanças do tempo e das questões tecnológicas. Esta "preservação de memória" se faz, portanto, no interesse de princípios e valores que devem ser lembrados e mantidos no presente, para que não se percam no futuro, nem sejam esquecidos nos fundamentos dos projetos de pesquisa.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31.10.2003

Como Citar

Angel, M. (2003). O sentido educacional da tecnologia revisto na discussão dos anos 70 aos 90: retrospectiva de conceitos e princípios de análise. Linhas Crí­ticas, 9(17), 181–196. https://doi.org/10.26512/lc.v9i17.3164

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)