Da pesquisa sobre crianças à pesquisa com elas: aprendizagens metodológicas transformadoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc30202350751

Palavras-chave:

Educação Infantil, Pesquisa com crianças, Educação multietária, Escuta sensível

Resumo

O artigo expõe os aprendizados metodológicos e formativos oriundos de uma pesquisa com crianças, realizada em uma turma multietária de Educação Infantil. Destaca-se, assim: o aprofundamento da compreensão sobre escuta sensível, pela convivência intensa nos cotidianos com as crianças; a superação de modelos de metodologias que se mostram limitados diante da dinamicidade da pesquisa com crianças e suas diferentes linguagens; a relação com os registros que fez emergir a potência da documentação, envolvendo o narrar, o refletir e as aprendizagens centradas na experiência. A organização dos tempos-espaços impactou na qualidade das interações vividas no cotidiano com as crianças e nas decorrentes elaborações.

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Biografia do Autor

Natália de Borba Nunes, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Mestra em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2023). Membro do Grupo Pátio de estudos qualitativos sobre formação de professores e práticas pedagógicas em Educação Física. E-mail: natalianunes96@gmail.com

Maria Cecília da Silva Camargo, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Doutora em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Professora associada do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria. Líder do Grupo Pátio de estudos qualitativos sobre formação de professores e práticas pedagógicas em Educação Física. E-mail: mceciliacg6@hotmail.com

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Publicado

23.09.2024

Como Citar

Nunes, N. de B., & Camargo, M. C. da S. (2024). Da pesquisa sobre crianças à pesquisa com elas: aprendizagens metodológicas transformadoras. Linhas Crí­ticas, 30, e50751. https://doi.org/10.26512/lc30202350751

Edição

Seção

Artigos