Educação ambiental, investigação-ação e empowerment: estudo de caso

Autores

  • Carlos Hiro Saito
  • Verônica Dias
  • Ivanilde Vasconcelos
  • Maria Irenilza Silva
  • Aline de Almeida
  • Claudia Jardim da Veiga
  • Pablo Rodrigues Rengifo

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v6i10.2823

Palavras-chave:

Educação ambiental;, Investigação-ação;, Empowertnent

Resumo

Este artigo trata do relato de experiência de educação ambiental em que a Universidade de Brasília, junto com uma comunidade rural, tem lutado pela preservação da cachoeira do Morumbi, Planaltina, DE Caracterizando- se como um trabalho de educação popular, as ações têm sido pautadas por uma concepção dialógica entre seus integrantes, voltando-se para uma ação transformadora da realidade. Nesta trajetória, porque desempenharam papel de investigadores ativos e críticos, planejando e debatendo as ações e suas consequências, os próprios moradores que participaram do processo através da Associação de Moradores passaram a conhecer mais sobre a própria história do seu loteamento. Tomaram, então, ciência da legislação ambiental de uso do solo, identificaram as instâncias apelativas para esse tipo de litígio, e explicitaram as contradições que se achavam latentes no seio da própria estrutura organizacional da comunidade.

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Publicado

30.04.2000

Como Citar

Saito, C. H., Dias, V., Vasconcelos, I., Silva, M. I., Almeida, A. de, Veiga, C. J. da, & Rengifo, P. R. (2000). Educação ambiental, investigação-ação e empowerment: estudo de caso. Linhas Crí­ticas, 6(10), 31–44. https://doi.org/10.26512/lc.v6i10.2823

Edição

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