Educação ambiental, investigação-ação e empowerment: estudo de caso

Autores/as

  • Carlos Hiro Saito
  • Verônica Dias
  • Ivanilde Vasconcelos
  • Maria Irenilza Silva
  • Aline de Almeida
  • Claudia Jardim da Veiga
  • Pablo Rodrigues Rengifo

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v6i10.2823

Palabras clave:

Educação ambiental;, Investigação-ação;, Empowertnent

Resumen

Este artigo trata do relato de experiência de educação ambiental em que a Universidade de Brasília, junto com uma comunidade rural, tem lutado pela preservação da cachoeira do Morumbi, Planaltina, DE Caracterizando- se como um trabalho de educação popular, as ações têm sido pautadas por uma concepção dialógica entre seus integrantes, voltando-se para uma ação transformadora da realidade. Nesta trajetória, porque desempenharam papel de investigadores ativos e críticos, planejando e debatendo as ações e suas consequências, os próprios moradores que participaram do processo através da Associação de Moradores passaram a conhecer mais sobre a própria história do seu loteamento. Tomaram, então, ciência da legislação ambiental de uso do solo, identificaram as instâncias apelativas para esse tipo de litígio, e explicitaram as contradições que se achavam latentes no seio da própria estrutura organizacional da comunidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2000-04-30

Cómo citar

Saito, C. H., Dias, V., Vasconcelos, I., Silva, M. I., Almeida, A. de, Veiga, C. J. da, & Rengifo, P. R. (2000). Educação ambiental, investigação-ação e empowerment: estudo de caso. Linhas Críticas, 6(10), 31–44. https://doi.org/10.26512/lc.v6i10.2823

Número

Sección

Artículos

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.