Educação ambiental, investigação-ação e empowerment: estudo de caso

Autores

  • Carlos Hiro Saito
  • Verônica Dias
  • Ivanilde Vasconcelos
  • Maria Irenilza Silva
  • Aline de Almeida
  • Claudia Jardim da Veiga
  • Pablo Rodrigues Rengifo

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v6i10.2823

Palavras-chave:

Educação ambiental;, Investigação-ação;, Empowertnent

Resumo

Este artigo trata do relato de experiência de educação ambiental em que a Universidade de Brasília, junto com uma comunidade rural, tem lutado pela preservação da cachoeira do Morumbi, Planaltina, DE Caracterizando- se como um trabalho de educação popular, as ações têm sido pautadas por uma concepção dialógica entre seus integrantes, voltando-se para uma ação transformadora da realidade. Nesta trajetória, porque desempenharam papel de investigadores ativos e críticos, planejando e debatendo as ações e suas consequências, os próprios moradores que participaram do processo através da Associação de Moradores passaram a conhecer mais sobre a própria história do seu loteamento. Tomaram, então, ciência da legislação ambiental de uso do solo, identificaram as instâncias apelativas para esse tipo de litígio, e explicitaram as contradições que se achavam latentes no seio da própria estrutura organizacional da comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30.04.2000

Como Citar

Saito, C. H., Dias, V., Vasconcelos, I., Silva, M. I., Almeida, A. de, Veiga, C. J. da, & Rengifo, P. R. (2000). Educação ambiental, investigação-ação e empowerment: estudo de caso. Linhas Crí­ticas, 6(10), 31–44. https://doi.org/10.26512/lc.v6i10.2823

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.