Conhecimentos específicos mediados pedagogicamente na educação a distância do programa e-Tec Brasil

Autores

  • Fernando Augusto Brod Escola Técnica Aberta do Brasil - e-Tec
  • Sheyla Costa Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v19i40.4198

Palavras-chave:

Educação a distância, Mediação pedagógica

Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa sobre o processo de apropriação e mediação pedagógica realizado a distância pelos professores tutores, envolvendo os conhecimentos específicos de uma disciplina em um programa de educação a distância profissionalizante, apoiado pelas tecnologias digitais. O estudo analisou o conversar dos professores tutores com os estudantes e usou a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, de Lefèvre e Lefèvre, mostrando que práticas pedagógicas que privilegiam o “saber fazer”, devidamente acompanhadas pelos professores pesquisadores, favorecem o aprendizado de conteúdos específicos ao proporcionar uma mediação colaborativa entre professores tutores e estudantes.

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Biografia do Autor

Fernando Augusto Brod, Escola Técnica Aberta do Brasil - e-Tec

Doutorando em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor pesquisador na Rede Escola Técnica Aberta do Brasil - e-Tec. 

Sheyla Costa Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.  

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Publicado

31.12.2013

Como Citar

Brod, F. A., & Rodrigues, S. C. (2013). Conhecimentos específicos mediados pedagogicamente na educação a distância do programa e-Tec Brasil. Linhas Crí­ticas, 19(40), 609–629. https://doi.org/10.26512/lc.v19i40.4198

Edição

Seção

Dossiê:Educação a distância

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