La formación dentro de los horizontes de la Unesco y la visión de la paideia
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v18i37.4016Palabras clave:
Educación, Unesco, Formación humanaResumen
Este artículo propone reflexionar brevemente sobre la Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (Unesco), con base en la comprensión de formación presente en sus informes oficiales. El referencial teórico adoptado para la reflexión propuesta está relacionado, en especial, a los conceptos referentes a la paideia aristotélica y su cuidado con la formación del ciudadano de la polis. Por cultivar la ética, la afirmación de lo humano y la importancia de la vida colectiva, la educación de la Grecia Clásica se volvió indispensable en este estudio para ayudar a ampliar la visión con relación al sentido de la formación en este inicio de siglo.
Descargas
Citas
ARISTÓTELES. Ética a Nicômacos. 4. ed. Tradução, introdução e notas de Mário da Gama Kury. Brasília: Editora UnB, 2001.
_______. Metafísica, Tradução de Marcelo Perine. Ensaio introdutório, texto grego com tradução e comentário de Giovanni Reale. São Paulo: Loyola, 2002, v. 2.
_______. Política. 3. ed. Tradução, introdução e notas de Mário da Gama Kury. Brasília: Editora UnB, 1997.
CEPAL. Comissão Econômica para América Latina. Equidad, desarrollo y ciudadanía. México: Unesco, 2000. Disponível em http://www.eclac.org>. Acesso em: 14 maio 2010.
CHAUÃ, Marilena. Critica e Ideologia. Cadernos SEAF. Goiânia: Editora UFG, ano 1, n.1, p. 1-10, ago., 1978.
COÊLHO, Ildeu Moreira. A educação, a cultura e a invenção de uma outra escola. In: EPECO, 6. Campo Grande, 2003. Anais... CD-rom. ”“ ISBN 85-7598-014-9
DELORS, Jacques. Educação um tesouro a descobrir: Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. 2.ed. Tradução de José Carlos Eufrázio. São Paulo: Cortez/MEC/Unesco, 1999.
EVANGELISTA, Ely Guimarães dos Santos. A Unesco e o mundo da cultura. Goiânia: Editora UFG, 2003.
_______. Educação e mundialização. Goiânia: Ed. da UFG, 1997.
FAURE, Edgar. A educação e o destino do homem. O Correio da Unesco. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, ano 1, n. 1, jan., 1993.
IANNI, Octavio. A política mudou de lugar. In: DOWBOR, Ladeslau. IANNI, Octavio. RESENDE, Paulo Edgar. Desafios da Globalização. Rio de Janeiro: Vozes, 1997, p. 17-27.
JAEGER, Werner. Paidéia: a formação do homem grego. 4. ed. Tradução de Artur M. Parreira. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
LE GOFF, Jacques. Os intelectuais na Idade Média. Tradução de Marcos de Castro. Rio de Janeiro: José Olympio, 2003.
UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: Satisfação das necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien, Tailândia: Unesco, 5 a 9 de março, 1990. Disponível em . Acesso em: 7 maio 2010.
VAZ, Henrique Claúdio de Lima. Cultura e universidade. Petrópolis: Vozes, 1966. (Coleção educar para a vida, 10).
WOLLF, Francis. Aristóteles e a política. 2. ed. Tradução de Thereza Christina F. Stummer e Lygia Araújo Watanabe. São Paulo: Discurso Editorial, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Linhas Críticas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.