O pensamento de Donald Schön: reflexões a partir da obra de Tardif, Borges e Malo

Autores

  • Denise Gisele de Britto Damasco Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v19i40.4207

Palavras-chave:

Resenha

Resumo

TARDIF, Maurice; BORGES, Cecilia; MALO, Annie. Le virage réflexif en éducation: Où en sommes-nous 30 ans après Schön ? Bruxelas: Editora De Boeck Supérieur [Pédagogie en développement], 2012.

Tive contato com a obra Le virage réflexif en Education: où en sommes-nous 30 ans après Schön? originalmente escrita em francês, no primeiro dia de meu estágio de doutorado sanduíche na Universidade de Montréal – UdeM, no Québec, Canadá, em fevereiro de 2013. Em minha primeira conversa com o professor Maurice Tardif, ao apresentar meu tema de doutorado, ele me entregou seu livro, recém-lançado. Considero Donald Schön um dos autores mais influentes no campo da reflexão e já havia tido contato com sua obra, tendo em vista meu interesse pela formação docente, profissionalização docente, ensino e aprendizagem de línguas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Gisele de Britto Damasco, Universidade de Brasília - UnB

Graduada em Letras, mestre e doutoranda em Educação pela UnB e professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal, com experiência em gestão escolar de Centro Interescolar de Línguas. 

Referências

SCHÖN, Donald. The reflective practitioner. New York : Basic Books, 1983.

TARDIF, Maurice; BORGES, Cecilia; MALO, Annie. Le virage réflexif en éducation : Où en sommes-nous 30 ans après Schön ? Bruxelas : Editora De Boeck Supérieur [Pédagogie en développement], 2012.

GIMENEZ, Telma. Tornando-se professores de inglês: experiências de formação inicial em um curso de Letras. In: ABRAHÃO, Maria Helena Vieira (org.). Prática de Ensino de Língua Estrangeira: experiências e reflexões. Campinas, SP: Pontes Editores, ArteLíngua, 2004.

SCARAMUCCI, Matilde V. Ricardi. O professor avaliador: sobre a importância da avaliação na formação do professor de língua estrangeira. In: ROTRAVA, Lúcia; SANTOS, Sulany Silveira (orgs.). Ensino e Aprendizagem de Línguas: Língua Estrangeira. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006, [Coleção linguagens].

Downloads

Publicado

31.12.2013

Como Citar

Damasco, D. G. de B. (2013). O pensamento de Donald Schön: reflexões a partir da obra de Tardif, Borges e Malo. Linhas Crí­ticas, 19(40), 689–694. https://doi.org/10.26512/lc.v19i40.4207