Conhecer e aprender como magia

Autores

  • Pedro Demo Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v17i34.3834

Resumo

Refiro-me neste texto ao testamento de José Tavares, professor emérito da Universidade de Aveiro, da área da educação. Tavares reuniu 10 artigos de tom testamental, nos quais discute alguns desafios educacionais e epistemológicos de extrema relevância, dos quais vou ressaltar aqui dois: a postulação veemente de um novo modo de conhecer (pesquisa científica e epistemologia) e a conjugação de pesquisa e formação (educação).

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Biografia do Autor

Pedro Demo, Universidade de Brasília - UnB

Doutor em Sociologia pela Universität des Saarlandes (Alemanha) com estudos de pós-doutorado na Universität Erlangen-Nürnberg (Alemanha) e University of Califórnia, Los Angeles (EUA). Professor titular aposentado e professor emérito do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Trabalha com metodologia científica, no contexto da Teoria Crítica e da pesquisa qualitativa. Pesquisa principalmente a questão da aprendizagem nas escolas públicas, por conta dos desafios da cidadania popular. Publicou inúmeros livros, artigos em revistas e capítulos de livro.

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Publicado

27.02.2012

Como Citar

Demo, P. (2012). Conhecer e aprender como magia. Linhas Crí­ticas, 17(34), 643–654. https://doi.org/10.26512/lc.v17i34.3834

Edição

Seção

Resenhas