Singularidades no processo de escrita de sujeitos em estruturação psicótica

Authors

  • Fátima Lucília Vidal Rodrigues Universidade de Brasília
  • Margareth Schäffer Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre - RS

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v17i33.3731

Keywords:

Escrita;, Psicose;, Educação inclusiva

Abstract

Este artigo tem como objetivo apresentar singularidades no processo de escrita de sujeitos em estruturação psicótica, percebidas a partir das interrogações construídas na observação, acompanhamento e análise das produções escritas de sujeitos que participaram de pesquisa acadêmica coordenada pelas autoras. O texto apresenta questões e, a partir de uma abordagem ética inclusiva e psicanalítica, traz as produções escritas nos trabalhos dos sujeitos acompanhados, as quais são teoricamente categorizadas; Jacques Lacan é um dos principais autores que alicerçam a análise teórica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fátima Lucília Vidal Rodrigues, Universidade de Brasília

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Atua na área de Educação Inclusiva, aprendizagem, psicose e autismo. Publicação recente: Educação e Função Paterna (Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008) em co-organização com Roselene Gurski.  

Margareth Schäffer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre - RS

Doutora em Educação e professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua principalmente nos seguintes temas: psicanálise, educação, subjetividade, sujeito e linguagem. Publicações recentes: As crianças que não aprendem ensinam? (Educação e Realidade, v. 35, p. 327-332, 2010); Aventura do sentido: psicanálise e lingüística (Porto Alegre: Edipuc, 2002) em co-organização com Leci Borges Barbisan

References

BENJAMIN, Walter et al. Textos escolhidos.São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Coleção Os Pensadores)

LACAN, Jacques. Escritos. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

______. O seminário. Livro III, as Psicoses. Rio de Janeiro: Zahar, 1988a.

______. O seminário. Livro XX, mais ainda. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

______.O seminário. Livro XXIII, O sinthoma. 1975-1976. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

______. Nomes-do-pai. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

______. Outros escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

QUINET, Antônio. Psicose e laço social: Esquizofrenia, paranóia e melancolia. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

RITVO, Juan. O conceito de letra na obra de Jacques Lacan. Escola Letra Freudiana, v. 17, n. 26. Riode Janeiro: Contra Capa, 2000.

RODRIGUES, Fátima Lucília Vidal. A produção escrita de sujeitos em estruturação psicótica: paraalém das letras. 2003. 218 f. Dissertação (Mestrado) ”“ UFRGS, Programa de Pós-graduação em Educação,Porto Alegre, 2003.

______. Métodos, técnicas e recursos na educação de alunos com síndromes do espectro do autismo.In: KELMAN, Celeste Azulay. Métodos, técnicas e Recursos na educação de pessoas que apresentam necessidades educacionais especiais. Brasília: Editora da UnB, 2008.

SCHÄFFER, Margareth. Subjetividade e enunciação. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 24, 1999.

SOLER, Colette. O inconsciente a céu aberto da psicose. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

Published

2011-12-13

How to Cite

Rodrigues, F. L. V., & Schäffer, M. (2011). Singularidades no processo de escrita de sujeitos em estruturação psicótica. Linhas Críticas, 17(33), 291–308. https://doi.org/10.26512/lc.v17i33.3731

Issue

Section

Dossiê: Educação Especial Inclusiva

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.