Seleção meritocrática versus desigualdades sociais: quem são os inscritos e os classificados nos vestibulares da UFSC (1998-2007)?

Authors

  • Ione Ribeiro Valle Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Fernanda Araujo Barrichello Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Juliane Tomasi Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v16i31.3641

Keywords:

Ensino superior;, Vestibular;, Ensino médio;, Meritocracia

Abstract

Neste estudo, inspirado em algumas reflexões sociológicas clássicas e contemporâneas, analisamos o acesso ao ensino superior público catarinense, tendo como referência os vestibulares da Universidade Federal de Santa Catarina. Para tanto, percorremos a década que antecede a implantação do programa de cotas para estudantes afrodescendentes e oriundos de escolas públicas (1998 a 2007). Após examinar os dispositivos de seleção meritocrática a partir da definição de vestibular e dos termos correlatos (exame e concurso), estudamos os documentos legais atuais procurando relacionar alguns princípios estabelecidos para o ensino superior aos critérios de ingresso nas universidades. Por último, nos centramos nos dados empíricos concernentes a algumas características sociais dos candidatos inscritos e classificados nos vestibulares da UFSC, a saber: o sexo, o percurso escolar, o "capital escolar" dos pais e a renda familiar.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ione Ribeiro Valle, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora em Ciências da Educação pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais ”“ Sorbonne, Universidade René Descartes (Paris V). Professora do Centro de Ciências da Educação ”“ Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. Bolsista de Produtividade em Pesquisa/CNPq.

Fernanda Araujo Barrichello, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Graduada em Pedagogia pelo Centro de Ciências da Educação ”“ Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. Participou desta pesquisa na qualidade de Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica ”“ Pibic/CNPq ”“ BIP/UFSC.

Juliane Tomasi, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Graduada em Pedagogia pelo Centro de Ciências da Educação ”“ Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. Participou desta pesquisa na qualidade de monitora na disciplina Educação e Sociedade e colaboradora no Programa Pibic/CNPq ”“ BIP/UFSC.

 

References

BOURDIEU, Pierre. Épreuve scolaire et consécration sociale. Actes de la Recherche enSciences Sociales. Paris, n. 39, p. 3-70, sept. 1981.

______. A economia das trocas lingüísticas: o que falar quer dizer. 2. ed. Trad.: SergioMiceli et al. São Paulo: Edusp, 1998.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para umateoria do sistema de ensino. 2. ed. Trad.: Reynaldo Bairão. Rio de Janeiro: FranciscoAlves, 1982.

BRASIL. Constituições da República Federativa do Brasilde 1934, 1937, 1946, 1967 e 1988.

______. Lei n° 4.024/1961, Lei n° 5.540/1968, Lei n° 5.692/1971, Lei n° 7.044/1982,Lei n° 5.692/1971 e Lei n° 9.394/1996. Legislação Educacional MEC. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=content&task=view&id=78&Itemid=221>.Acesso em: 6 out. 2008.

______. IBGE. Censo Demográfico 2000. Resultados da amostra ”“ Educação. Pessoasde 25 anos ou mais de idade, por nível educacional concluído, segundo o sexo, a situação dodomicílio e os grupos de idade- Santa Catarina. Disponível em: <ftp://ftp.ibge.gov.br/Censos/Censo_Demografico_2000/educacao/UFs/>. Acesso em: 15 set. 2009.

______. UFSC. Legislação da UFSC. Disponível em: <http://www.ufsc.br>. Acessoem: 6 out. 2008.

CUNHA, Luis Antônio. Ensino Superior e Universidade no Brasil. In: LOPES, ElianeMarta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia Greive (Org.).500 Anos de Educação no Brasil.Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 151-204.

DICCIONARIOLatim - Portuguez. 9. ed. Rio de Janeiro: F. Alves; Lisboa: LibrariaBertrand, s/d.

DUBET, François. O que é uma escola justa? A escola das oportunidades.Trad.: IoneRibeiro Valle. São Paulo: Cortez, 2008.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio Século XXI: O dicionário dalíngua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999 (cd-rom).

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: história das prisões. Trad.: Lígia Pondé Vassallo.Petrópolis: Vozes, 1977.

HOUAISS, Antônio. Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa, 2001 (cd-rom).

KREIMER, Roxana. História del mérito. 2000. Disponível em: <http://www.geocities. com/filosofialiteratura>. Acesso em: 7 mar. 2007.

UFSC/COPERVE. Relatório do Vestibular 1998.Universidade Federal de Santa Cata-rina, Comissão Permanente do Vestibular, Florianópolis: Imprensa Universitáriada UFSC, 1998.

______. Relatório do Vestibular 1999.Universidade Federal de Santa Catarina, ComissãoPermanente do Vestibular, Florianópolis: Imprensa Universitária da UFSC, 1999.

______. Relatório do Vestibular 2000.Universidade Federal de Santa Catarina, ComissãoPermanente do Vestibular, Florianópolis: Imprensa Universitária da UFSC, 2000.

______. Relatório do Vestibular 2001.Universidade Federal de Santa Catarina, ComissãoPermanente do Vestibular. Disponível em: .Acesso em: 16 fev. 2009.

______. Relatório do Vestibular 2002.Universidade Federal de Santa Catarina, ComissãoPermanente do Vestibular, Florianópolis: Imprensa Universitária da UFSC, 2002.

______. Relatório do Vestibular 2003.Universidade Federal de Santa Catarina, ComissãoPermanente do Vestibular, Florianópolis: Imprensa Universitária da UFSC, 2003.

______. Relatório do Vestibular 2004.Universidade Federal de Santa Catarina, ComissãoPermanente do Vestibular, Florianópolis: Imprensa Universitária da UFSC, 2004.

______. Relatório do Vestibular 2005.Universidade Federal de Santa Catarina, ComissãoPermanente do Vestibular, Florianópolis: Imprensa Universitária da UFSC, 2005.

______. Relatório do Vestibular 2006.Universidade Federal de Santa Catarina, ComissãoPermanente do Vestibular. Disponível em: .Acesso em: 16 fev. 2009.

______. Relatório do Vestibular 2007.Universidade Federal de Santa Catarina, ComissãoPermanente do Vestibular, Florianópolis: Imprensa Universitária da UFSC, 2007.

VALLE, Ione Ribeiro; BARRICHELLO, Fernanda Araujo. Democratização do ensinosuperior em Santa Catarina: o Acesso à s duas universidades públicas (UFSC eUDESC) de egressos do ensino médio público (1998-2007). Relatório de Pesquisa.Florianópolis, UFSC, 2009.

VALLE, Ione Ribeiro; RUSCHEL, Elizete. A meritocracia na política educacionalbrasileira (1930-2000). Revista Portuguesa de Educação. Porto/Portugal: Instituto deEducação e Psicologia/Universidade do Minho, v. 22, n. 1, p. 179-206, 2009a.

VALLE, Ione Ribeiro; RUSCHEL, Elizete. Política educacional brasileira e catarinense(1934 a 1996): Uma inspiração meritocrática. 2009b, mimeo.

VALLE, Ione Ribeiro; SCHVAAB, Cristiane Inês; SCHNEIDER, Juliete. O acesso aoensino médio catarinense. In: VALLE, Ione Ribeiro; DALLABRIDA, Norberto (Org.).Ensino médio em Santa Catarina: histórias, políticas, tendências. Florianópolis: CidadeFutura, 2006, p. 85-116.

VALLE, Ione Ribeiro; SCHVAAB, Cristiane Inês; SCHNEIDER, Juliete. O direito à es-colarização média. In: VALLE, Ione Ribeiro; DALLABRIDA, Norberto (Org.). Ensinomédio em Santa Catarina: histórias, políticas, tendências. Florianópolis: Cidade Futura,2006, p. 29-53.

Published

2011-04-10

How to Cite

Valle, I. R., Barrichello, F. A., & Tomasi, J. (2011). Seleção meritocrática versus desigualdades sociais: quem são os inscritos e os classificados nos vestibulares da UFSC (1998-2007)?. Linhas Críticas, 16(31), 391–418. https://doi.org/10.26512/lc.v16i31.3641

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.