O que é inclusão digital? um novo referencial teórico

Authors

  • Hermínio Borges Neto Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Eduardo Santos Junqueira Rodrigues Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v15i29.3554

Keywords:

Inclusão digital;, Tecnologias digitais;, Ensino;, Cognição;, Sustentabilidade

Abstract

A ênfase difusionista tem predominado nas teorizações, políticas e práticas acerca da inclusão digital, marcando iniciativas em geral voltadas à expansão do acesso da população a computadores e outras tecnologias digitais. O presente artigo sintetiza e problematiza elementos principais de tal ênfase ”“ dada sua limitada abrangência do complexo fenômeno ”“ a partir da problemática brasileira e propõe uma nova perspectiva teórica a partir das teorizações de Pierre Rabardel. Os autores descrevem e analisam processos-chave de experiências de inclusão digital que se compõem de várias etapas de ensino: os níveis de saber digital, os níveis de conhecimento digital e seus desdobramentos. A perspectiva teórica proposta estabelece ainda uma visão sistêmica do processo de inclusão digital desdobrada em seis princípios de sustentabilidade e propõe diretrizes para a multiplicação de práticas e programas de inclusão digital no Brasil.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Hermínio Borges Neto, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1979). Pós-Doutor pela Université de Paris 7 ”“ Université Denis Diderot (França, 1996). Coordenador do Laboratório de Pesquisa Multimeios e Professor Adjunto do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará ”“ CE.

Eduardo Santos Junqueira Rodrigues, Universidade Federal do Ceará - UFC

Ph.D. em Curriculum, Teaching and Educational Policy pela Michigan State University, (EUA, 2007). Professor Adjunto 1 do Instituto UFC Virtual da Universidade Federal do Ceará ”“ CE 

References

ALMEIDA, Maria Elizabete B. Letramento digital e hipertexto: contribuições à educação. In: PELLANDA, Nize Maria Campos; SCHLÜZEN, Elisa Tomoe Moriya; SCHLÜZEN JÚNIOR, Klaus (Orgs.). Inclusão digital: tecendo redes afetivas/cognitivas. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. p. 171-192.

BRIDGES. Spanning the digital divide: understanding and tackling the issues. 2001. Disponível em: < http://www.bridges.org/publications/65>. Acesso em: 28 abr. 2008.

CENTRAL DA PERIFERIA. Rio de Janeiro: Rede Globo de Televisão. 1 disco (50 min.): DVD, son., color, 2006.

CENTRO DE ESTUDOS SOBRE AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO. TIC domicílios e usuários 2006. 2006. Disponível em: <http://www.cetic.br/usuarios/tic/2006/rel-geral-01.htm>. Acesso em: 23 mar. 2007.

CHEVALLARD, Yves; JOSHUA, Marie Alberte. La transposition didactique: du savoir savant au savoir enseigné. Grenoble: La Pensée Sauvage, 1985.

DELGADILLO, Karen; GOMES, Ricardo; STOLL, Klaus. Telecentros comunitários para o desenvolvimento humano. Rio de Janeiro: Rits, 2003.

DIMAGGIO, Paul; HARGITTAI, Eszter. From the 'digital divide' to 'digital inequality': studying Internet use as penetration increases. (Working Paper #15). Princeton: Princeton University, 2001.

HASKELL, Robert E. Transfer of learning: cognition, instruction, and reasoning. Burling-ton: Academic Press, 2000.

LEMOS, André. Cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2004.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2000.

RABARDEL, Pierre. Los hombres y las tecnologias: perspectiva cognitiva de los instru-mentos contemporâneos. 2002. Disponível em: < http://www.ergonomia.cl/0103.html >. Acesso em: 15 set. 2007.

REZENDE, Laura. V. R. O processo de alfabetização em informação inserido em projetos de inclusão digital: uma análise crítica. 2005. 138f. Dissertação (Mestrado) ”“ Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2005.

RÜDIGER, Francisco. Introdução à s teorias da cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2004.

SANTOS, Else. M. Pesquisa na Internet: Copia/Cola??? In: ARAÚJO, Júlio César Rosa (Org.). Internet & ensino: novos gêneros, outros desafios. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.

SILVEIRA, Sérgio A. Exclusão digital. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2001.

VALENTE, José Armando. Prefácio. In: PELLANDA, Nize Maria Campos; SCHLÜZEN, Elisa Tomoe Moriya; SCHLÜZEN JÚNIOR, Klaus (Orgs.). Inclusão digital: tecendo redes afetivas/cognitivas. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. p. 17-20.

WARSCHAUER, Mark. Tecnologia e inclusão social: exclusão digital em debate. São Paulo: Senac, 2006.

Published

2009-12-31

How to Cite

Borges Neto, H., & Rodrigues, E. S. J. (2009). O que é inclusão digital? um novo referencial teórico. Linhas Críticas, 15(29), 345–362. https://doi.org/10.26512/lc.v15i29.3554

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.