As tecnologias digitais no desenvolvimento do raciocínio lógico

Autores

  • Hermínio Borges Neto Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Suzana Maria Capelo Borges Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v13i24.3344

Palavras-chave:

Tecnologias digitais;, Informática educativa;, Raciocínio lógico;, Piaget;, Seqüência Fedathi

Resumo

O trabalho analisa modos de utilização da informática educativa para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos, recorrendo às teorias de Piaget e à Seqüência Fedathi, criada por nós e desenvolvida por um grupo de educadores do Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Apresenta formas de usar os computadores, tipos de aplicativos e softwares, listando uma série de atitudes que se deve tomar ao interagir com essas máquinas, necessárias ao desenvolvimento da autonomia, da capacidade de criar e trabalhar com hipóteses. Por outro lado, destacam-se alguns cuidados que o professor, como mediador, deve ter com o uso dos computadores para que os alunos desenvolvam seu raciocínio lógico e sejam capazes de pensar e construir seu próprio conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hermínio Borges Neto, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA, 1979). Pós-Doutor pela Université de Paris VII (França, 1996). Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenador do Laboratório de Pesquisa Multimeios. Pesquisador do CNPq (herminio@multimeios.ufc.br).

Suzana Maria Capelo Borges, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 2005). Professora da Faculdade de Filosofia da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa Multimeios (suzana@multimeios.ufc.br).

Referências

BORGES NETO, Hermínio. Uma classificação sobre a utilização do computador pela escola.Educação em Debate, Fortaleza, ano 21, v. 1, n. 27, p. 135-138, 1999.

______; SANTANA, José Rogério. A teoria de Fedathi e sua relação com o Intuicionismo e a lógica do desenvolvimento matemático no ensino. XV EPENN ”“ Encontro de Pesquisa Educacional doNorte e Nordeste, 2001. São Luis/MA: UFMA, 2001.

______ et al. A Seqüência de Fedathi como proposta metodológica no ensino-aprendizagem deMatemática e sua aplicação no ensino de retas paralelas. XV EPENN ”“ Encontro de PesquisaEducacional do Norte e Nordeste. São Luis/MA: UFMA, 2001.

DAVIS, Philip; HERSH, Reuben. A experiência matemática. Rio de Janeiro: F. Alves, 1986.

FLAVELL, John H.; MILLER, Patrícia H.; MILLER, Scott A. Desenvolvimento cognitivo. Trad.:Cláudia Dornelles. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 1999.

JOHANNOT, Louis. Le raisonnement mathématique de l ´adolescent. Colection Actualités Pédagogiqueset Psychologiques. Paris: Delachaux et Niestlé, 1947.KLINE, Morris. O fracasso da matemática moderna, São Paulo: Ibrasa, 1976.

PAPERT, Seymour. Logo:computadores e educação. Trad.: José Armando Valente do originalamericano Mindstorms:children, computers and powerful ideas, Basic Books, 1980). 3. ed. SãoPaulo: Brasiliense, 1988.

PIAGET, Jean. Biologia e conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2000.

______. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1978.

______; INHELDER, Bärbel. A psicologia da criança. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.

POLYA, George. A arte de resolver problemas:um novo aspecto do método matemático. Trad.:Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Interciência, 1978.

RAMOZZI-CHIAROTTINO, Zelia. Os “estágios” do desenvolvimento da inteligência. ColeçãoMemória da Pedagogia n. 1: Jean Piaget. Rio de Janeiro: Ediouro; São Paulo: Segmento-Duetto,2005.

STANAT, Donald F.; MCALLISTER, David F. Discrete mathematics in computer science.NewJersey, EUA: Prentice Hall, 1977.

TAILLE, Yves de La. Ensaio sobre o lugar do computador na Educação. São Paulo: Iglu, 1990.

USPENSKY, V. A máquina de Post. Moscou (URSS): Mir, 1985.

Downloads

Publicado

30.11.2007

Como Citar

Borges Neto, H., & Borges, S. M. C. (2007). As tecnologias digitais no desenvolvimento do raciocínio lógico. Linhas Crí­ticas, 13(24), 77–88. https://doi.org/10.26512/lc.v13i24.3344