O que é inclusão digital? um novo referencial teórico

Autores

  • Hermínio Borges Neto Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Eduardo Santos Junqueira Rodrigues Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v15i29.3554

Palavras-chave:

Inclusão digital;, Tecnologias digitais;, Ensino;, Cognição;, Sustentabilidade

Resumo

A ênfase difusionista tem predominado nas teorizações, políticas e práticas acerca da inclusão digital, marcando iniciativas em geral voltadas à expansão do acesso da população a computadores e outras tecnologias digitais. O presente artigo sintetiza e problematiza elementos principais de tal ênfase ”“ dada sua limitada abrangência do complexo fenômeno ”“ a partir da problemática brasileira e propõe uma nova perspectiva teórica a partir das teorizações de Pierre Rabardel. Os autores descrevem e analisam processos-chave de experiências de inclusão digital que se compõem de várias etapas de ensino: os níveis de saber digital, os níveis de conhecimento digital e seus desdobramentos. A perspectiva teórica proposta estabelece ainda uma visão sistêmica do processo de inclusão digital desdobrada em seis princípios de sustentabilidade e propõe diretrizes para a multiplicação de práticas e programas de inclusão digital no Brasil.

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Biografia do Autor

Hermínio Borges Neto, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1979). Pós-Doutor pela Université de Paris 7 ”“ Université Denis Diderot (França, 1996). Coordenador do Laboratório de Pesquisa Multimeios e Professor Adjunto do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará ”“ CE.

Eduardo Santos Junqueira Rodrigues, Universidade Federal do Ceará - UFC

Ph.D. em Curriculum, Teaching and Educational Policy pela Michigan State University, (EUA, 2007). Professor Adjunto 1 do Instituto UFC Virtual da Universidade Federal do Ceará ”“ CE 

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Publicado

31.12.2009

Como Citar

Borges Neto, H., & Rodrigues, E. S. J. (2009). O que é inclusão digital? um novo referencial teórico. Linhas Crí­ticas, 15(29), 345–362. https://doi.org/10.26512/lc.v15i29.3554

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