O ensino com pesquisa: realidade, desafios e perspectivas na universidade brasileira
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v14i26.3439Keywords:
Ensino com pesquisa;, Educação superior;, Metodologia do ensino;, PesquisaAbstract
O ensino com pesquisa, abordado neste artigo, é uma proposta metodológica inovadora e que tem repercussão na qualidade do ensino. Numa primeira instância, o autor localizará e contextualizará a problemática. Durante o discurso, deixará claro que a pesquisa é a principal função da universidade e analisará a sua importância. Fará uma série de indagações sobre esta problemática, pois uma das características dos investigadores contemporâneos é o questionamento. Na segunda parte, analisará a pesquisa com ensino como uma das possibilidades metodológicas que o professor da educação superior poderá utilizar. Destacará o significado, a importância, o respaldo teórico, as mudanças que esta metodologia provoca no papel do professor e do aluno. Como culminância, tecerá algumas ponderações para reflexão sobre a realidade, os desafios e perspectivas do ensino com pesquisa na universidade brasileira.
Downloads
References
ARNAL, Justo; RINCÓN, Délio; LATORRE, Antonio.Investigación educativa: fundamentos ymetodologías. Barcelona: Labor, 1994.
ASSUNÇÃO, Maria Madalena Silva de. A pesquisa na formação de professores (as) e no cotidianoescolar. Dois Pontos, Belo Horizonte, v. 4, n. 39, p. 20-24, nov./dez. 1998.
AZZI, Roberta Gurgel. Pesquisa (em psicologia e educação) e a universidade: alguns pontos parareflexão. Pro-posições, Campinas, v. 5, n. 13, p. 77-85, mar. 1994.
BAGNO, MarcosPesquisa na escola: o que é e como se faz.? 18. ed. São Paulo: Loyola, 2004.
BALLESTER BRAGE, Luís. Bases metodológicas de la investigación educativa. Palma: Universitatde les Illes Balears, 2001.
BEHRENS, Maria Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2005.
BELLONI, Isaura. Função da universidade: notas para reflexão. In: BRANDÃO, Zaia et al.Universidade e educação. Campinas: Papirus: Cedes; São Paulo: Ande; Anped, 1992. p.71-78.
BERNAL GUERRERO, Antonio; VELÁZQUEZ CLAVIJO, Miguel. Técnicas de investigacióneducativa. Sevilla: Alfar, 1989.
BOTEY, Juan. Universitat escoles d’adulta. Educar, Barcelona, n. 13, p. 81-94, 1988.
BRANDÃO, Zaia et al. Universidade e educação. Campinas: Papirus: Cedes; São Paulo: Ande:Anped, 1992.
BRASIL. MEC. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E ESTATÃSTICAS ANÃSIO TEIXEIRA.Dados sobre o ensino superior. Brasília: Inep, 2006.
CASTRO, Cláudio de Moura. Há produção científica no Brasil? Ciência e Cultura, São Paulo, v. 37,n.7, p. 167-187, jul. 1985.
CUNHA, Maria Isabel. O ensino com pesquisa. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 1, p. 17-19, dez. 1992.
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez: Autores Associados,1990.
DEMO, Pedro. Iniciação científica ”“ razões formativas. In: MORAES, Roque; LIMA, ValderezMarina do Rosário (Orgs.). Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002, p.103-126.
DEMO, Pedro. Pesquisa como metodologia de trabalho. Revista de Educação AEC, Brasília, v. 23,n. 90, p. 13-19, jan./mar. 1994.
DUPONT, Pol; OSSANDON, Marcelo.A pedagogia universitária. Coimbra: Coimbra Editora, 1998.
ELLIOTT, John.La investigación-acción en educación. Madrid: Morata, 1990.
FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio.Por uma pedagogia da pergunta. 2. ed. Rio de Janeiro: Paze Terra, 1985.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um encontro com a pedagogia do oprimido. Rio deJaneiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 9. ed. São Paulo:Paz e Terra, 1996.
HOFFMANN, Ricardo. Alienação na Universidade: crise dos anos 80. Florianópolis: UFSC, 1985.
LAMPERT, Ernani. Experiências inovadoras e a tecnologia educacional. Porto Alegre: Sulina, 2000.
LATORRE, Antonio; GONZÁLEZ, Romona. El maestro investigador: la investigación en el aula.2. ed. Barcelona: Grao, 1992.
LIMA, Valderez Marina do Rosário A escolha da pesquisa como princípio educativo, Ciências &Letras, Porto Alegre, n. 36, p. 151-169, jul./dez. 2004.
LUNA, Sérgio de Vasconcelos. Prestar serviços e pesquisar: algumas distinções necessárias. In:BRANDÃO, Zaia et al. Universidade e educação. Campinas: Papirus: Cedes; São Paulo: Ande:Anped, 1992, p. 27-32.
MORAES, Roque et al. Pesquisa em sala de aula. In: MORAES, Roque; LIMA, Valderez Marinado Rosário (Orgs.). Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. PortoAlegre: EDIPUCRS, 2002, p. 9-23.
MORAES, Roque. Educar pela pesquisa: exercício de aprender a aprender. In: MORAES, Roque;LIMA, Valderez Marina do Rosário (Orgs.). Pesquisa em sala de aula: tendências para a educaçãoem novos tempos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002, p. 127-142.
MORAES, Roque. Produção em sala de aula com pesquisa: superando limites e construindo possibilidades. In: MORAES, Roque; LIMA, Valderez Marina do Rosário. (Orgs.). Pesquisa emsala de aula: tendências para a educação em novos tempos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.p. 203-235.
MOSQUERA, Juan Jose Moriño. Princípios da universidade no século XXI: universidade eprodução do conhecimento. In: AUDY, Jorge Luis Nicolas; MOROSINI, Marília Costa (Orgs.).Inovação e empreendedorismo na universidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006. p. 70-88.
NISBET, Juan. Investigación educativa: el momento actual. In: DOCKRELL, Walter; HAMILTON,David. Nuevas reflexiones sobre investigación educativa. Madrid: Narcea, 1982. p. 8-19.
PEREZ SERRANO, María Gloría. Investigación-acción: aplicaciones al campo social y educativo.Madrid: Dykinson, 1990.
POALI, Niuvenius. O princípio da indissociabilidade do ensino e da pesquisa: elementos parauma discussão. Cadernos Cedes, Campinas, n. 22. p. 27-52, 1988.
RAMOS, M. G. Educar pela pesquisa é educar para a argumentação. In: MORAES, Roque;LIMA, Valderez Marina do Rosário (Orgs.). Pesquisa em sala de aula: tendências para a educaçãoem novos tempos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002. p. 25-49.
SANTOS FILHO, José Camilo Universidade, modernidade e pós-modernidade. Educação Brasileira,Brasília, v. 20, n. 40, p. 41-72, jan./jul. 1998.
SAVIANI, Dermeval. Concepções da dissertação de mestrado centrada na idéia de monografia debase. Educação Brasileira, Brasília, v. 13, n. 27, p. 159-168, 1991.
SILVA, Rita de Cássia da; CASTRO CABRERO, Rodrigo. Iniciação científica: rumo à pós-graduação. Educação Brasileira, Brasília, v. 20, n. 40, p. 189-199, 1998.
TÓJAR HURTADO, Juan. Carlos. Innovación educativa y desarrollo profesional docente en launiversidad. In: TÓJAR HURTADO, Juan Carlos; GUTIÉRREZ DE TENA, Roque. Manchado(Orgs.). Innovación educativa y formación del profesorado: proyectos sobre la mejora de la prácticadocente en la universidad. Málaga: Universidad de Málaga, 1997.
WARDE, Mirian. Jorge. Pesquisa em educação: entre o Estado e a ciência. In: BRANDÃO, Zaiaet al.Universidade e educação. Campinas: Papirus: Cedes; São Paulo: Ande: Anped, 1992.
ZAN, Andréia Cristina. Análise da prática pedagógica: a pesquisa em sala de aula, sua importânciae seus tropeços ”“ crônica extraída das vivências de um projeto. Educação & Sociedade, São Paulo,n. 43, p. 489-494, dez. 1992.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
-Authors maintains the copyright and grants the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
-Authorers are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of published work (See The Effect of Free Access).