Concepções de professores sobre a inclusão escolar de alunos com distúrbios neuromotores
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v12i23.3322Keywords:
Inclusão escolar;, Concepções de professores;, Reabilitação;, Professores hospitaleres;, Distúrbios neuromotoresAbstract
Buscou-se neste trabalho identificar e analisar as concepções de professores sobre a inclusão escolar de alunos com distúrbios neuromotores. Doze professores de escolas regulares participaram de entrevistas semi-estruturadas individuais conduzidas po um professor hospitalar sobre o processo ensino-aprendizagem de alunos com distúrbios neuromotores. Os dados, gravados e transcritos, foram submetidos a uma análise temática dialógica, permitindo a compreensão dos enunciados. As concepções dos professores enfocaram os temas: a) diagnóstico; b)tratamento; c) desenvolvimento-aprendizagem. Foram enunciados significados denotando o embate entre modelos antigos e novos sobre desenvolvimento e aprendizagem de alinos com necessidades especiais. Os resultados indicaram que, segundo os participantes, a relação de cooperação estabelecida entre os professores regulares e o professor hospitalar contribui para a compreensão do processo de inclusão escolar dos alunos, bem como o esclarecimento de dúvidas e questões sobre diagnósticos, tratamentos e mediações.
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