A Psicologia e a formação docente: uma contribuição do sociocultural construtivismo
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v12i22.3284Keywords:
Psicologia e formação continuada de professores;, Relação teoria e prática;, Abordagem sociocultural construtivistaAbstract
Este estudo tem como objetivo realizar uma reflexão sobre os processos envolvidos na aprendizagem do professor, buscando entender como ele transforma os conhecimentos teóricos e práticos tratados no curso de formação em ferramenta para a organização de seu trabalho pedagógico. Com base na abordagem sociocultural construtivista, discutimos a co-construção de conhecimentos do professor-aprediz, orientada por três categorias teóricas, exercício reflexivo; o papel ativo do aprendiz; e o papel do outro. Acredita-se que tais informações representam importantes contribuições para a construção de estratégias didáticas próprias para a formação de professores, o que se considera ser a maior contribuição do estudo.
Downloads
References
AZEVEDO, José Clovis de. Novos paradigmas e a formação dos educadores. Pátio, v. 5 n. 17,p. 51-53, 2001.
BARRETO, Angela Maria Rabelo Ferreira. Educação infantil: crenças sobre as relações entre práticaspedagógicas específicas e desenvolvimento da criança. Tese de Doutorado em Psicologia, Brasília,UnB, 2004.
BRANCO, Angela Uchoa; VALSINER, Jaan. Communication and metacommunication in humandevelopment. Vol. 5 da série Child development within culturally structured environments. Greenwich,CT: Information Age Publishing, 2004.
COLLARES, Cecília Azevedo Lima; MOYSES, Maria Aparecida Affonso; GERALDI, JoãoWanderley. Educação continuada: a política da descontinuidade. Educação e Sociedade, Campinas:Cedes, v. 20, n. 68, p. 202-219, 1999.
DAMASCENO, Áurea Regina; SANTOS, Lucíola Lacínio Paixão. Da formação no corredor aocorredor de formação. Presença Pedagógica. v. 10, n. 55, p.19-29, 2004.
GIROUX, Henry. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem.Porto Alegre: Artmed, 1997.
GONZÁLEZ REY, Fernando; MITJÁNZ MARTÃNEZ, Albertina. La personalidad: su educacióny desarollo. Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1989.
LAROCCA, Priscila. Problematizando os contínuos desafios da psicologia na formação docente.In: AZZI, Roberta Gurgel; SADALLA, Ana Maria Falcão de Aragão (Orgs.). Psicologia e formaçãodocente: desafios e conversas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002. p. 29-45.
MACIEL, Diva. Análise das Interações professora-criança em situação de ensino-aprendizagem deleitura e escrita. Tese de Doutorado em Educação, USP, São Paulo, 1996.
MITJÁNZ MARTÃNEZ, Albertina. Que professor necessitamos? Desafios para sua formação.Doxa: Revista Paulista de Psicologia e Educação. Araraquara, v. 4, n. 1, p. 67-86, 1998.
MITJÁNS MARTÃNEZ, Albertina. La interrelación entre investigación psicológica y prácticaeducativa: un análisis crítico a partir del campo de la creatividad. In: DEL PRETTE, Zilda. Psicologiaescolar e educacional: saúde e qualidade de vida. Campinas: Átomo e Alínea, 2001. p. 87-112.
MORIN, Edgar. A epistemologia da complexidade. In: SCHNITMAN, Dora Fried (Org.). Novosparadigmas cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artmed, 1996. p. 274-289.
NÓVOA, António. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
NÓVOA, António. Professor se forma na escola. Nova escola, São Paulo. n. 142, maio 2001.
PALMIERI, Marilícia. Cooperação, competição e individualismo: uma análise microgenética de contextos de desenvolvimento na pré-escola. Tese de Doutorado em Psicologia, Universidade deBrasília. Brasília, 2003.
PARASKEVA, João Menelau. O nome, a coisa... e o currículo: perversos motes da perigosa glosaneo-centralista radical. Psicologia e Sociedade. Porto Alegre. v. 16, n. 2, p. 101-113, 2004.
PEREIRA, Monica Neves. Criatividade na educação infantil: um estudo sociocultural construtivistade concepções e práticas de educadores. Tese de Doutorado em Psicologia, Universidade de Brasília,Brasília, 2004.
PEREIRA, Marli Amélia Lucas; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de; AZZI, Roberta Gurgel.A dimensão teórico-prática da psicologia educacional na formação de professores: a metodologiada problematização como desencadeadora da articulação entre teoria e pratica. In: AZZI, RobertaGurgel; SADALLA, Ana Maria Falcão de Aragão (Orgs.). Psicologia e formação docente: desafios econversas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002. p. 185-211.
PIAGET, Jean. A equilibração das estruturas cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
PRIGOGINE, Ilya. Dos relógios à s nuvens. In: SCHNITMAN, Dora Fried (Org.). Novos paradigmas cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artmed, 1996. p. 257-273.
RAPOSO, Mírian Barbosa Tavares. As interações professor-professor no cotidiano de uma escola pública do Distrito Federal. Dissertação de Mestrado em Psicologia, Universidade de Brasília. Brasília,2001.
RAPOSO, Mírian Barbosa Tavares; MACIEL, Diva Albuquerque. As interações professor-professor na co-construção dos projetos pedagógicos na escola. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Brasília.v. 21, n. 3, p. 309-317, 2005.
RUEDA, Robert; MOLL, Luis. A sociocultural perspectives on motivation. In: O’NEILL, HaroldF.; DRILLINGS, Michael (Orgs.). Motivation: theory and research. Hillsdale, NJ: LEA, 1994.p. 117-137.
SAMPAIO, Maria das Mercês Ferreira; MARIN, Alda Junqueira. Precarização do trabalho docentee seus efeitos sobre as práticas curriculares. Educação e Sociedade. Campinas: Cedes, v. 25, n. 89,p. 1.203-1.225, 2004.
SANTOS, Boaventura de Souza. Crítica à razão indolente. Rio de Janeiro: Graal, 2000.
SCHNITMAN, Dora Fried. Novos paradigmas, cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artmed,1996.
SCHÖN, Donald Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António (Org.).Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 52-77.
SOUZA, Rosa Fátima de. Tempos de Infância, tempos de escola: a ordenação do tempo escolarno ensino público paulista (1892-1933). Educação e pesquisa. São Paulo. v. 25, n. 2, p. 127-143, 1999.
VALSINER, Jaan. Human development and culture: the social nature of personality and its study. Lexington, MA: Lexington Books, 1989.
VALSINER, Jaan. Bidirectional cultural transmission and constructive sociogenesis. In: DEGRAAF, Willibrord; MAIER, Robert (Orgs.). Sociogenesis reexamined. New York: Springer, 1994.p. 47-70.
VALSINER, Jaan. Comparative Study of human cultural development. Madrid: Fundación Infanciay Aprendizaje, 2001.
VIGOTSKI, Levy. The problem of the environment. In: VAN DER DEER, Rene; VALSINER,Jaan (Orgs.). The Vygotsky reader. Oxford, U.K.: Blackwell, 1994. p. 338-354.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
-Authors maintains the copyright and grants the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
-Authorers are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of published work (See The Effect of Free Access).