Representações sociais de docência fomentadas pela mídia durante a pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc31202554959

Palavras-chave:

Representação Social, Docência, Rede Social, Pandemia

Resumo

O manuscrito relata uma pesquisa que visou compreender as possíveis representações sociais sobre a docência expressas em uma rede social, identificando o papel da mídia na construção dessas representações sociais. A coleta de informações se deu em um perfil jornalístico do município de Uberaba (Minas Gerais). Foram selecionados 1.163 comentários e analisados 319 relacionados aos professores. Como resultados, os professores foram retratados como profissionais que não querem ou gostam de trabalhar, que recebem sem exercer sua profissão e que não deveriam ter prioridade na vacinação antes de outras profissões. Foi possível compreender, ainda, que o conteúdo das reportagens influenciou como o grupo social de usuários desse perfil representou a docência.

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Biografia do Autor

Luiza Souza dos Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil

Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2024). Pesquisadora do Núcleo de estudos sobre Educação em Ciências, Formação Docente e Representação Social (NUFORMARS) e do Laboratório de Meio Ambiente, Ciência e Educação (LAMACE). E-mail: luizzasouza95@gmail.com

Camila Lima Miranda, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil

Doutora em Ciências (Modalidade Ensino de Química) pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (2018). Professora Adjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro no curso de Licenciatura em Educação do Campo e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Líder do Núcleo de estudos sobre Educação em Ciências, Formação Docente e Representação Social (NUFORMARS). E-mail: camilamiranda.clm@gmail.com

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Publicado

16.04.2025

Como Citar

Santos, L. S. dos, & Miranda, C. L. (2025). Representações sociais de docência fomentadas pela mídia durante a pandemia de Covid-19. Linhas Crí­ticas, 31, e54959. https://doi.org/10.26512/lc31202554959

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