Conteúdo iconográfico sobre mudanças climáticas em uma coleção de livros didáticos do novo ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc31202553407

Palavras-chave:

Educação, Currículo, Reforma educacional

Resumo

As mudanças climáticas são de caráter grave e urgente. Investigamos como as mudanças climáticas estão sendo retratadas em uma coleção de livros didáticos de ciências da natureza pós-reforma da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), referente ao Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) 2021. Ainda, exploramos a interrelação entre o tema mudanças climáticas com a BNCC e o novo ensino médio. Para isso, realizamos uma análise do conteúdo iconográfico, que iniciou com uma pré-análise, codificação e classificação do material, por meio das unidades de registro e contexto e pela interpretação e inferência dos resultados. Dessa forma, ficou evidente o abismo entre as propostas da BNCC e sua implementação nessa coleção de livros didáticos. Além disso, identificamos lacunas e reducionismo no conteúdo escolar e na contextualização histórico-social presente nos livros didáticos.

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Biografia do Autor

Amanda Beatriz Loureiro, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Paraná (2022). Mestranda em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Paraná. E-mail: amandabeatrizloureiro@gmail.com

Derli Barbosa dos Santos, Instituto Federal de Minas Gerais, São João Evangelista, MG, Brasil

Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Ouro Preto (2018). Professor EBTT do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus São João Evangelista. E-mail: derli.santos@ifmg.edu.br

Carolina Yumi Shimamoto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, Umuarama, PR, Brasil

Doutora em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Paraná (2016). Professora EBTT do Instituto Federal do Paraná – Campus Umuarama. E-mail: carolina.shimamoto@ifpr.edu.br

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Publicado

23.04.2025

Como Citar

Loureiro, A. B., Santos, D. B. dos, & Shimamoto, C. Y. (2025). Conteúdo iconográfico sobre mudanças climáticas em uma coleção de livros didáticos do novo ensino médio. Linhas Crí­ticas, 31, e53407. https://doi.org/10.26512/lc31202553407

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