Multiculturalismo e Interculturalismo: revisão sistemática com ênfase na Psicologia Escolar
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc31202553931Palavras-chave:
Psicologia Escolar, Psicologia, Interculturalismo, MulticulturalismoResumo
Esta revisão sistemática de literatura, pela recomendação Principais Itens para Relatar Revisões Sistemáticas e Meta-análises (PRISMA), investigou as produções científicas nacionais sobre Psicologia Escolar, Multiculturalismo e Interculturalismo, referentes ao período de 2012 a 2023, em seis bases de dados, e de 1993 a 2023, em 17 livros pertencentes a uma coletânea de referência na área. Os resultados, a partir de artigos, teses e dissertações levantados nas bases de dados, apontaram que, dos cinco materiais relacionados à Psicologia Escolar, uma tese discutiu a relevância das contribuições da área para cenários interculturais. Dos 180 capítulos, cinco apresentaram aproximações com a temática investigada. Desses, um contemplou um debate mais aprofundado para a questão. Como desdobramentos, reflete-se que as discussões da literatura revisada apresentam elementos que podem subsidiar a proposição de ações amplas e contextualizadas a serem desenvolvidas pelas psicólogas escolares nesses contextos.
Downloads
Referências
Ancillotti, C. G. L., & Silva, P. O. M. (2023). Racismo e construção da carreira: Estratégias de enfrentamento adotadas por universitários negros. Psicologia: Ciência e Profissão, 43, 1-17. https://doi.org/10.1590/1982-3703003253492
Brasil. (2012). Lei n.º 12.711 de 29 de agosto de 2012. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm
Brasil. (2017). Lei N.º 13.445 de 24 de maio de 2017. Presidência da República. Secretaria-Geral. Subchefia para Assuntos Jurídicos. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13445.htm
Brasil. (2020). Resolução CNE/CEB N.º 1/2020. Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECEBN12020.pdf
Brasil. (2023). Lei N.º 14.723 de 13 de novembro de 2023. Presidência da República. Casa Civil. Secretaria Especial para Assuntos Jurídicos. https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=LEI&numero=14723&ano=202 &ato=06bITW650MZpWTc42
Camargo, T., Silva, R. V. N., Carvalho, R. M. A. F., & Souza, V. L. T. (2023). Arte e Psicologia: A colagem como instrumento de trabalho do psicólogo. Revista Psicopedagogia, 40 (122), 271-275. https://doi.org/10.51207/2179-4057.20230025
Carneiro, A. S. C., & Sampaio, S. M. R. (2021). Transição para a vida adulta em famílias de origem popular: o que muda com a entrada dos jovens na universidade? Em C. M. Marinho-Araujo, & L. A. C. Dugnani (Orgs.). Psicologia escolar na educação superior (pp. 53-73). Editora Alínea.
Cavalcante, L. A. C. (2019). Formação continuada em Psicologia Escolar: (re)configurando sentidos na prática profissional. [Tese de doutorado, Universidade de Brasília]. Repositório Institucional da UnB. http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/37525
Dazzani, M. V. M., Teixeira, A. M. B., Freire, K. E. S., & Silva Filho, W. J. (2021). Universidade e justiça epistêmica: uma proposta para a Psicologia Escolar e Educacional. Em C. M. Marinho-Araujo, & L. A. C. Dugnani (Orgs.). Psicologia escolar na educação superior (pp. 17-32). Editora Alínea.
Dazzani, M. V., & Souza, V. L. T. (2016). Psicologia escolar crítica: Teoria e prática nos contextos educacionais. Editora Alínea.
Delmondez, P., & Pulino, L. H. C. Z. (2014). Sobre identidade e diferença no contexto da educação escolar indígena. Psicologia & Sociedade, 26(3), 632-641. https://doi.org/10.1590/S0102-71822014000300012
Dutra-Freitas, R. A. (2017). Formação continuada com psicólogos escolares da Ceilândia-DF: Potencialidades da pesquisa-intervenção. [Dissertação de mestrado, Universidade de Brasília]. Repositório Institucional da UnB. http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/24842
Felippe, I. M. (2023). Corpos que se aproximam e se afastam: interações entre crianças de origem imigrante e brasileira na escola [Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. https://doi.org/10.11606/D.47.2023.tde-06092023-145507
Figueiredo, D. M. (2013). Diálogos interculturais dentro de uma universidade brasileira. [Tese de Doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. Repositório PUC-SP. https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/15283
Galvão, T. F., & Pereira, M. G. (2014). Revisões sistemáticas de literatura: Passos para sua elaboração. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 23(1), 183–184. https://doi.org/10.5123/ S1679-49742014000100018
Guimarães, T. L. (2023). Pesquisa-intervenção em Psicologia Escolar: Mediação estética na formação continuada e ressignificação identitária. [Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília]. Dissertação de Mestrado não publicada.
Inglis, C. (1996). Multiculturalism: New policy responses to diversity. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization.
Liberati, A., Altman, D. G., Tetzlaff, J., Mulrow, C., Gotzsche, P. C., Ioannidis, J. P., Clarke, M., Devereaux, P. J., Kleijnen, J., & Moher, D. (2009). The PRISMA Statement for Reporting Systematic Reviews and Meta-Analyses of Studies That Evaluate Health Care Interventions: Explanation and Elaboration. PLoS Medicine, 9(7), 1-28. https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1000100
Marinho-Araujo, C. M. (2014). Intervenção Institucional: Ampliação crítica e política da atuação em Psicologia Escolar. Em R. S. L. Guzzo (Org.). Psicologia Escolar: desafios e bastidores na educação pública (pp.153–175). Editora Alínea.
Marinho-Araujo, C. M. (2015). Psicologia escolar na educação superior: Novos cenários de intervenção e pesquisa. Em C. M. Marinho-Araujo (Org.). Psicologia Escolar: novos cenários e contextos de pesquisa, formação e prática (pp.133–173). Editora Alínea.
Marinho-Araujo, C. M. (2016). Inovações em Psicologia Escolar: O contexto da educação superior. Estudos de Psicologia, 2, 199-211. https://doi.org/10.1590/1982-02752016000200003
Marinho-Araujo, C. M., & Bisinoto, C. (2011). Psicologia escolar na educação superior: Construindo possibilidades diferenciadas de atuação. Em R. S. L. Guzzo; C. M. Marinho-Araujo (Orgs.). Psicologia escolar: identificando e superando barreiras (pp. 193–214). Editora Alínea.
Marinho-Araujo, C. M., & Sant’Ana, I. M. (2020). Práticas exitosas em psicologia escolar crítica – volume 2. Campinas: Editora Alínea.
Marinho-Araujo, C. M., & Teixeira, A. M. B. (2020). Práticas exitosas em psicologia escolar crítica – volume 1. Editora Alínea.
Marinho-Araujo, C. M., Almeida, L. S., Lima, I. M. M. P. A., & Fleith, D. S. (2023). School Psychologists Practice and Profile Indicators Scale. Estudos de Psicologia, 40, 1-14. https://doi.org/10.1590/1982-0275202340e220146
Martín-Baró, I. (1996). O papel do psicólogo. Estudos de Psicologia (Natal), 2(1), 7–27. https://doi.org/10.1590/S1413-294X1997000100002
Martín-Baró, I. (2006). Hacia una psicología de la liberación. Revista Electrónica de Intervención Psicosocial y Psicologia Comunitária, 1(2), 7–14. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2652421
Monteiro Neto, F. F. (2012). Estudos de psicologia intercultural: nós e outros. Fundação Calouste Gulbenkian.
Oliveira, D. C. (2019). Processos de subjetivação de estudantes universitárias de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique – migrantes temporárias no município de Belo Horizonte em Minas Gerais. [Tese de Doutorado, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais]. Biblioteca Digital da PUC Minas. https://bib.pucminas.br/teses/Psicologia_OliveiraDC_1.pdf
Oliveira, M. C. S. L., Costa, D. L. P., & Camargo, C. K. (2018). Infração juvenil feminina e socioeducação: um enfoque cultural e de gênero. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 18(1), 72-92. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812018000100005&lng=pt&tlng=pt
Parker, I. (2007). Psicología crítica: ¿Qué es y qué no es? Revista Venezolana de Psicología Clínica Comunitaria, 8, 139–159. https://www.academia.edu/35190479/Psicolog%C3%ADa_Cr%C3%ADtica_qu%C3% A9_es_y_qu%C3%A9_no_es
Parker, I. (2014). Revolução na Psicologia: da alienação à emancipação. Editora Alínea.
Pavón-Cuéllar, D. (2019). Psicologia crítica: Definição, antecedentes, história e atualidade. Itaca.
Ressurreição, S. B. (2017). Jovens indígenas universitários: experiências de transições e Etnogênese acadêmica nas fronteiras interculturais do desenvolvimento. [Tese de Doutorado, Universidade Federal da Bahia]. Repositório Institucional da UFBA. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23921
Ribeiro, M. (2017). Crianças e adolescentes multiculturais: criatividade, aculturação, vivência internacional e experiência escolar [Dissertação de mestrado, Universidade de Brasília]. Repositório Institucional da UnB. https://repositorio.unb.br/handle/10482/24465
Ribeiro, M., & Fleith, D. S. (2018). Criatividade e multiculturalismo: Revisão de literatura. Temas em Psicologia, 26(2), 943-956. https://doi.org/10.9788/TP2018.2-15Pt189
Rodrigues, C. S. B. (2021). A dimensão subjetiva da experiência intercultural de estudantes africanos no Brasil [Dissertação de mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. Repositório Institucional da PUCSP. https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23671
Sabóia, D. R. (2017). Estratégias identitárias e processos interculturativos na mobilidade estudantil da UFPE/Recife. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Pernambuco]. Repositório Institucional da UFPE. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29945
Sampaio, S. (2015). Explorando possibilidades: O trabalho do psicólogo na educação superior. Em C. M. Marinho-Araujo (Org.). Psicologia escolar: novos cenários e contextos de pesquisa, formação e prática (pp. 175-189). Editora Alínea.
Santana, M. L. S. (2018). Interculturalismo no contexto escolar: o caso de escolas de fronteira. [Tese de doutorado, Universidade Católica de Brasília]. Plataforma Sucupira. https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6876001
Santana, M. L. S., Silva, E. L., & Purificação, M. M. (2018). Religiosidade de adolescentes na região da fronteira. Protestantismo em Revista, 44(2), 41-56. http://doi.org/10.22351/nepp.v44i2.3605
Santana, S. R. (2016). Informação étnico-racial no âmbito dos programas de pós-graduação em psicologia. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Paraíba]. Repositório Institucional da UFPB. https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9701
Santos, F. C. (2023). O negro e a universidade: as encruzilhadas da/na formação identitária (políticas de identidade e identidades políticas) [Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. Repositório PUC-SP. https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39468
Schaefer, B. O. (1997). Sobre o tratamento de gênero dado à tradução. Em P. McLaren. Multiculturalismo crítico (pp. 18-20; B. O. Schaefer, Trad.). Cortez Editora.
Silva, I. L. (2016). Relações de alteridade no contato intercultural: perspectivas de estudantes estrangeiros na Universidade de São Paulo. [Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. https://doi.org/10.11606/D.47.2017.tde-08022017
Silva, S. A., & Sampaio, S. M. R. (2018). Cursos de alto prestígio social e estudantes de origem popular: Seletividade e democratização. Em V. L. T. Souza, F. S. B. Aquino, R. S. L. Guzzo, & C. M. Marinho-Araujo (Orgs.). Psicologia escolar crítica: Atuações emancipatórias nas escolas públicas (pp. 249-263). Editora Alínea.
Silva, V. A. (2019). Migração e refugiados: Um olhar para a educação inclusiva no século XXI. [Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual do Centro-Oeste]. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1152
Souza, A. M. P., & Szuchman, K. S. (2021). Furando os bolsos da psicologia social: experimentações transgressoras na docência. Revista Polis e Psique, 11(1), 143-161. https://doi.org/10.22456/2238-152X.108601
Teixeira, A. M., Gomes, D. R., & Dazzani, M. V. M. (2018). Estudantes Negros na Universidade: O que a Psicologia Escolar/Educacional tem a ver com isso? Em V. L. T. Souza, F. S. B. Aquino, R. S. L. Guzzo, & C. M. Marinho-Araujo (Orgs.). Psicologia escolar crítica: Atuações emancipatórias nas escolas públicas (pp. 165-184). Editora Alínea.
Vygotsky, L. S. (2012). Historia del desarrollo de las funciones psíquicas superiores. Obras Escogidas. Tomo III. Visor Distribuciones.
Walsh, C. (2009). Interculturalidade crítica e pedagogia decolonial: In-surgir, re-existir e reviver. Em V. M. Candau (Org.). Educação Intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas (pp. 12–43). 7 Letras.
Walsh, C., Oliveira, L. F., & Candau, V. M. (2018). Colonialidade e pedagogia decolonial: Para pensar uma educação outra. Education Policy Analysis Archives, 26(83). https://doi.org/10.14507/epaa.26.3874
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Thaisa da Silva Fonseca, Claisy Maria Marinho-Araujo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.