Multiculturalismo e Interculturalismo: revisão sistemática com ênfase na Psicologia Escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc31202553931

Palavras-chave:

Psicologia Escolar, Psicologia, Interculturalismo, Multiculturalismo

Resumo

Esta revisão sistemática de literatura, pela recomendação Principais Itens para Relatar Revisões Sistemáticas e Meta-análises (PRISMA), investigou as produções científicas nacionais sobre Psicologia Escolar, Multiculturalismo e Interculturalismo, referentes ao período de 2012 a 2023, em seis bases de dados, e de 1993 a 2023, em 17 livros pertencentes a uma coletânea de referência na área. Os resultados, a partir de artigos, teses e dissertações levantados nas bases de dados, apontaram que, dos cinco materiais relacionados à Psicologia Escolar, uma tese discutiu a relevância das contribuições da área para cenários interculturais. Dos 180 capítulos, cinco apresentaram aproximações com a temática investigada. Desses, um contemplou um debate mais aprofundado para a questão. Como desdobramentos, reflete-se que as discussões da literatura revisada apresentam elementos que podem subsidiar a proposição de ações amplas e contextualizadas a serem desenvolvidas pelas psicólogas escolares nesses contextos.

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Biografia do Autor

Thaisa da Silva Fonseca, Universidade de Brasília, DF, Brasil

Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí (2019). Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar pela Universidade de Brasília (UnB). Psicóloga escolar da UnB. Integrante do Laboratório de Psicologia Escolar da UnB. E-mail: thaisafonseca23@hotmail.com

Claisy Maria Marinho-Araujo, Universidade de Brasília, DF, Brasil

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB) (2003). Professora e pesquisadora do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar da UnB. Coordenadora do Laboratório de Psicologia Escolar da UnB. Bolsista produtividade CNPq PQ 2. Coordenadora do acordo de cooperação internacional com universidades em Portugal. E-mail: claisy@unb.br

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Publicado

07.03.2025

Como Citar

Fonseca, T. da S., & Marinho-Araujo, C. M. (2025). Multiculturalismo e Interculturalismo: revisão sistemática com ênfase na Psicologia Escolar. Linhas Crí­ticas, 31, e53931. https://doi.org/10.26512/lc31202553931

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