Educação profissional no PNE 2014-2024: contexto de aprovação e monitoramento da meta 11

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v22i49.4946

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Plano Nacional de Educação, Monitoramento, PNE

Resumo

O Plano Nacional de Educação: PNE 2014-2024 prevê, como Meta 11, triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio e que, pelo menos, 50% da expansão da oferta seja no segmento público. No entanto, além de a proposta original do plano prever a duplicação das matrículas no período, o ano de 2013, estabelecido como Linha de Base do PNE, apresentou expressivo aumento de matrículas decorrentes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec, o que levou a um aumento de 76% entre a meta proposta e a aprovação, de fato, da meta. O presente trabalho analisa o contexto de definição da meta 11 pelo Congresso Nacional, e o posicionamento apresentado pelo MEC frente à alteração realizada pelo Parlamento.

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Biografia do Autor

Remi Castioni, Universidade de Brasília, Brasil

Possui graduação (Bacharelado) em Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul (1991) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professor-pesquisador da Universidade de Brasília na Faculdade de Educação e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, da linha de politicas públicas e gestão da educação. Tem experiência na área de gestão de políticas federativas. Atua no tema da educação e trabalho, com ênfase em qualificação profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, qualificação profissional, políticas de educação, emprego, desenvolvimento regional, arranjos produtivos, certificação profissional e ensino médio.

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Publicado

14.06.2017

Como Citar

Fasolo, C. P., & Castioni, R. (2017). Educação profissional no PNE 2014-2024: contexto de aprovação e monitoramento da meta 11. Linhas Crí­ticas, 22(49), 577–597. https://doi.org/10.26512/lc.v22i49.4946

Edição

Seção

Tema: Educação Profissional e tecnológica

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