Critérios Qualis A1 da Educação: a avaliação sob a perspectiva da disputa acadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v22i47.4816

Palavras-chave:

Campo acadêmico brasileiro, Capital científico, Periódicos, Critérios Qualis A1 Educação

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre os critérios do Qualis Periódico da Educação, mecanismo de avaliação dos periódicos, parte de um complexo sistema de avaliação dos programas de pós-graduação. Por meio do método documental, selecionamos como objeto de estudo os critérios A1 definidos pelo Documento de Área da Avaliação Trienal de 2013, os mais atuais da área da Educação. Com base nas discussões sociológicas da teoria de campo de Pierre Bourdieu, ao analisar cada um dos critérios, caracterizamos a revista como um agente sujeito às regras que regem a disputa pelo capital simbólico em jogo nesse microcosmo. Ainda que na esfera da prática, o processo avaliativo seja mais complexo do que prevê os documentos oficiais, a análise realizada evidencia como os critérios adotados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) traduzem as disputas acadêmicas em busca de legitimidade, por meio de disposições próprias adquiridas no interior do próprio campo.

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Biografia do Autor

Daniele Alves Ribeiro, Universidade do Estado de Minas Gerais

Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais

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Publicado

25.10.2016

Como Citar

Ribeiro, D. A., Alencar, M. do S. N. M., & Couto, E. de F. (2016). Critérios Qualis A1 da Educação: a avaliação sob a perspectiva da disputa acadêmica. Linhas Crí­ticas, 22(47), 229–248. https://doi.org/10.26512/lc.v22i47.4816