Criterios Qualis A1 de la Educación: la evaluación so la perspectiva de la disputa académica
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v22i47.4816Palabras clave:
Campo académico brasileño, Capital de la ciencia, Periódicos, Criterios Qualis A1 EducaciónResumen
El objetivo de este artículo es reflexionar sobre los criterios del Qualis, Periódico de la Educación, mecanismo de evaluación de los periódicos, parte de um complejo sistema de evaluación de los programas de posgraduación. A través del método documental, seleccionamos como objeto de estudio los criterios A1 definidos por el Documento del Área de Evaluación Trienal del año de 2013, los más actuales en el área de la Educación. Con base en las discusiones sociológicas de la teoría de campo de Pierre Bourdieu, al analizar cada uno de los criterios, caracterizamos la revista como un agente sujeto a las normas que dirigen la disputa por el capital simbólico en juego en este microcosmo. Aunque en la esfera de la práctica, el proceso de evaluación sea más complejo que los documentos oficiales, el análisis realizada pone en evidencia cómo los criterios adoptados por la Capes traducen las disputas académicas en la busca por la legitimidad a través de disposiciones propias adquiridas en el interior del mismo campo.
Descargas
Citas
BOURDIEU, P. O campo científico. In: ORTIZ, R. (Org.). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1983.
______. A gênese dos conceitos de habitus e de campo. In: ______. (Org.). O poder simbólico. Tradução de Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Betrand Brasil, 2000. (Coleção Memória e Sociedade).
______. Da regra à s estratégias. In: ______. (Org.). Coisas ditas. Tradução de Cássia R. da Silveira e Denise Moreno Pegorina. São Paulo: Brasiliense, 2004a. p. 77-95.
______. Os usos sociais das ciências: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora Unesp, 2004b.
______. O campo intelectual, um mundo à parte. In: ______. (Org.). Coisas ditas. Tradução de Cássia R. da Silveira e Denise Moreno Pegorim. São Paulo: Brasiliense, 2004c. p. 169-179.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Avaliação da pós-graduação: documento de área. Brasília: Capes, 2002. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/2000_038_Doc_Area.pdf>. Acesso em: 30 jun. 2014.
______; ______; ______. Avaliação da pós-graduação: documento de área. Brasília: Capes, 2004. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/2003_038_Doc_Area.pdf>. Acesso em: 3 jul. 2014.
______; ______; ______. Capes aprova a nova classificação Qualis. Brasília: Capes, 2009. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/component/content/article/36-noticias/2550-capes-aprova-a-nova-classificacao-do-Qualis>. Acesso em: 18 jun. 2014.
______; ______; ______. Relatório de Avaliação 2010-2012: trienal 2013. Brasília: Capes, 2013. Disponível em: <https://docs.google.com/
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Linhas Críticas

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Todas as publicações da revista Linhas Críticas serão licenciadas sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que qualquer pessoa tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
As pessoas autoras não podem revogar estes direitos desde que sejam respeitados os termos da licença.
Conforme os termos:
Atribuição — as pessoas leitoras devem atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. As pessoas leitoras podem fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
Sem restrições adicionais — as pessoas autoras não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Pessoas autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios préprint ou na sua página pessoal) qualquer ponto antes do envio da versão final do artigo à revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
