A produção do conhecimento em políticas e gestão da educação

Autores

  • Benno Sander Universidade Federal Fluminense - UFF

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v11i20.3215

Palavras-chave:

Políticas públicas;, Política educacional;, Gestão democrática versus gestão produtiva em educação;, Participação;, Cidadania

Resumo

O estudo da produção do conhecimento em políticas e gestão da educação tem merecido atenção prioritária nos meios acadêmicos e profissionais do Brasil. Este trabalho insere-se nesse esforço intelectual. Seu objetivo é examinar duas vertentes que hoje ocupam crescente espaço na literatura especializada: a gestão produtiva, voltada para o mercado, e a gestão democrática, comprometida com a cidadania. A primeira vertente insere-se no contexto da lógica econômica e comercial própria da atual sociedade globalizada. A segunda é uma conquista dos movimentos sociais que lutam pela promoção da qualidade de vida humana na escola e na sociedade, definida em termos de participação eqüitativa nos bens econômicos e culturais produzidos coletivamente.

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Biografia do Autor

Benno Sander, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutor em Educação pela Catholic University of America em Washington, DC (EUA, 1970). Consultor Internacional em Educação. Professor Titular aposentado da Universidade Federal Fluminense ”“ UFF-RJ (bennosander@terra.com.br). 

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Publicado

30.06.2005

Como Citar

Sander, B. (2005). A produção do conhecimento em políticas e gestão da educação. Linhas Crí­ticas, 11(20), 41–54. https://doi.org/10.26512/lc.v11i20.3215

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