Investigação de temas CTS no contexto do pensamento latino-americano

Autores

  • Décio Auler Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Demétrio Delizoicov Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v21i45.4525

Palavras-chave:

Freire, Investigação temática, PLACTS, Agenda de pesquisa, inédito viável.

Resumo

Duas práxis, genuínas no contexto latino-americano, surgiram a partir dos anos 1960. O pensamento educacional de Paulo Freire e o denominado Pensamento Latino Americano em CTS (PLACTS). Com a articulação destas, no âmbito de uma compreensão ampliada sobre a não neutralidade da ciência-tecnologia, buscou-se responder à questão: como inserir demandas sociais, historicamente ignoradas, na produção do conhecimento científico-tecnológico? Numa síntese, destaca-se o potencial da investigação temática freireana reinventada no sentido de dar voz a novos atores sociais, num desafio de se detectarem manifestações locais de contradições e se identificarem novas demandas para agenda de pesquisa em CT.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Décio Auler, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em educação ”“ ensino de ciências naturais, pela Universidade Federal de Santa Catarina e professor associado II da Universidade Federal de Santa Maria. 

Demétrio Delizoicov, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em educação pela Universidade de São Paulo e professor associado IV da Universidade Federal de Santa Catarina. 

Referências

AULER, Décio. Interações entre ciência-tecnologia-sociedade no contexto da formação de professores de ciências. 2002. Tese (Doutorado em Educação), Centro de Educaçao, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis ”“ SC, 2002.

AULER, Décio; et al. Transporte Particular X Coletivo: intervenção curricular pautada por interações entre ciência-tecnologia-sociedade. Enseñanza de las Ciencias. Barcelona ”“ ESP, Número Extra, pp. 1-5. 2005.

AULER, Décio; DELIZOICOV, Demétrio. Ciência-Tecnologia-Sociedade: relações estabelecidas por professores de ciências. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 5, n; 2, pp. 337-355, 2006a.

AULER, Décio; DELIZOICOV, Demétrio. Educação CTS: Articulação entre Pressupostos do Educador Paulo Freire e Referenciais Ligados ao Movimento CTS. In: Seminário Ibérico CTS em la Enseñanza de las Ciencias. Anais... Málaga: Universidad de Málaga, 2006b.

AULER, Décio. Enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade: pressupostos para o contexto brasileiro. Ciência & Ensino, Campinas ”“ SP, v. 1, n. Especial, p. 01-20, 2007.

AULER, Décio. Novos caminhos para a educação CTS: ampliando a participação. In: SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; AULER, Décio (Orgs.). CTS e Educação Científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília ”“ DF: Universidade de Brasília, 2011, pp. 73-98.

BRAVERMAN, Harry. Trabalho e capital monopolista: a degradação do trabalho no século XX. Rio de Janeiro - RJ: LTC, 1987. 379p.

DAGNINO, Renato Peixoto. Neutralidade da ciência e determinismo tecnológico: um debate sobre a tecnociência. Campinas ”“ SP: Unicamp, 2008a

DAGNINO, Renato Peixoto. As Trajetórias dos Estudos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade e da Política Científica e Tecnológica na Ibero-América. Alexandria, Florianópolis ”“ SC, v. 1, n. 2, pp. 3-36, 2008b.

DAGNINO, Renato. Uma estória sobre Ciência e Tecnologia, ou Começando pela extensão universitária... In: DAGNINO, Renato. (Org.). Estudos sociais da ciência e tecnologia e política de ciência e tecnologia: abordagens alternativas para uma nova América Latina. Campina Grande ”“ PB: EDUEPB, pp. 281-311, 2010.

DELIZOICOV, Demétrio. Uma experiência em ensino de ciências na Guiné Bissau - Depoimento. Revista de Ensino de Física, v. 2, n. 4, pp. 57-72, 1980.

DELIZOICOV, Demétrio. O ensino de física e a concepção freiriana da educação. Revista de Ensino de Física, v. 5, n. 2, pp. 85-98, dez. 1983.

DELIZOICOV, Demétrio. Conhecimento, tensões e transições. 1991. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo ”“ SP, 1991.

DELIZOICOV, Demétrio. La Educación en Ciencias y la Perspectiva de Paulo Freire. Alexandria, Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.1, n.2, pp.37-62, 2008.

DELIZOICOV, Demétrio; AULER, Décio. Ciência, Tecnologia e Formação Social do Espaço: questões sobre a não-neutralidade. Alexandria, Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis ”“ SC, v. 4, n. 2, pp. 247-73, 2011.

DELIZOICOV, Nadir Castilho; STUANI, Geovana Mulinari; DELIZOICOV, Demétrio. Reorientação Curricular na Concepção Freireana de Educação: análises em dissertações. Revista e-Curriculum, São Paulo ”“ SP, v. 03, n. 11, pp. 684-712, 2013.

FREIRE, Paulo. Educação na cidade. São Paulo ”“ SP: Cortez, 1995.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17 Ed. Rio de Janeiro ”“ RJ: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 13ª ed. São Paulo ”“ SP. Paz e Terra, 2006.

HERRERA, Amílcar Oscar. Ciencia y política en América Latina. 8 ed. México: siglo XXI editores, 1971.

HERRERA, Amílcar Oscar. Los determinantes sociales de la política científica en América latina. Política científica explícita y política científica implícita. Revista de Ciências Sociais, v. 13, n. 49, pp. 98-112, 1973.

KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. 5ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1995.

LACEY, Hugh. Valores e atividade científica 1. São Paulo: Editora 34, 2008.

LACEY, Hugh. Valores e atividade científica 2. São Paulo: Editora 34, 2010.

MENEZEZ, Luiz Carlos de. Paulo Freire e os físicos. In: GADOTTI, Moacir (Org.) Paulo Freire uma biobibliografia. São Paulo: Ed. Cortez: Instituto Paulo Freire; Brasília, DF: UNESCO. 1996.

MONTEIRO, Renata da Silva. Entre monoculturas e ecologias: as percepções do público dos museus de ciência e técnica sobre as relações ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) 2011. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro ”“ RJ, 2011.

MUENCHEN, Cristiane, DELIZOICOV Delizoicov. A Construção de um Processo Didático-Pedagógico Dialógico: aspectos epistemológicos. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte ”“ MG, v. 14, n. 3, pp. 1-20, 2012.

PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho; DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André. Projeto ensino de ciências a partir de problemas da comunidade. In: Seminário Ciência Integrada e/ou Integração entre as Ciências: teoria e prática, Rio de Janeiro ”“ RJ. Atas..., Rio de Janeiro ”“ RJ, 1988.

PONTUSCHKA, Nídia (Org.) Ousadia no diálogo ”“ Interdisciplinaridade na escola pública. São Paulo ”“ SP: Edições Loyola, 1993.

ROSA Suiane Ewerling da. Não neutralidade da Ciência-Tecnologia: problematizando silenciamentos em práticas educativas relacionadas a CTS. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria ”“ RS, 2014.

ROSO, Caetano Castro; DALMOLIN, Antônio Marcos Teixeira; AULER, Décio. Extensão ofertista ou diálogo com a comunidade: o que tem pautado a extensão universitária?. In: XI Congreso IberoAmericano de Extensión Universitaria, 2011, Santa Fé. Anais..., Santa Fé, Argentina: Universidad Nacional del Litoral, 2011. pp. 01-12.

SÁBATO, Jorge A.; MACKENZIE, Michael. La producción de tecnología: autónoma o transnacional. Ciudad de México ”“ MEX: Editorial Nueva Imagen, 1982.

SANTOS, Milton. Sociedade e espaço: a formação social como teoria e como método. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo - SP: AGB, pp. 81-99, 1977.

SANTOS, Rosemar Ayres. Não neutralidade na perspectiva educacional ciência-tecnologia-sociedade. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria ”“ RS, 2012.

SAUL, Ana Maria; SILVA, Antônio Fernando Gouvêa da. O pensamento de Paulo Freire em sistemas públicos de ensino: pesquisando políticas de currículo em um mesmo território, sob diferentes olhares. Revista Teias, Rio de Janeiro ”“ RJ, v. 13, n. 27, pp. 9-26, 2012.

SEILER, Achim. Biotecnologia e Terceiro Mundo: interesses econômicos, opções técnicas e impacto socioeconômico. In: ARAÚJO, Hermetes Reis de. Tecnociência e cultura: ensaios sobre o tempo presente. São Paulo: Estação Liberdade, 1998

STRIEDER, Roseline Beatriz. Abordagens CTS na educação científica no Brasil: sentidos e perspectivas. 2012. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências), Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Biociências e Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo ”“ SP, 2012.

TORRES, Carlos Alberto; O’CADIZ, Maria del Pilar; WONG, Pia Lindquist. Educação e democracia: a práxis de Paulo Freire em São Paulo. São Paulo ”“ SP: Cortez, 2002.

VARSAVSKY, Oscar. Ciencia, política y cientificismo. Buenos Aires: Centro Editor de América Latina, 1969.

VARSAVSKY, Oscar. Por uma política científica nacional. Rio de Janeiro ”“ RJ: Paz e Terra, 1976.

Downloads

Publicado

31.10.2015

Como Citar

Auler, D., & Delizoicov, D. (2015). Investigação de temas CTS no contexto do pensamento latino-americano. Linhas Crí­ticas, 21(45), 275–296. https://doi.org/10.26512/lc.v21i45.4525

Edição

Seção

Dossiê:Estudos Ciência Tecnologia Sociedade (CTS) e Educação

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.