Tragicidade e agonística: provocações para uma crítica do pensamento

Autores

  • Cintya Regina Ribeiro Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc2020144399

Palavras-chave:

Pensamento, Crítica, Tragicidade

Resumo

A pesquisa explora a hipótese analítica de que o problema do pensamento no horizonte das discussões de Friedrich Nietzsche e Michel Foucault evocaria as qualidades de tragicidade e agonística como condições contingenciais para a emergência de outra experiência do pensar, modulando outras experiências de crítica e engendrando outros gestos ético-políticos. Vertemos tal debate para o território da filosofia da educação, uma vez que a contemporaneidade tem convocado o campo educacional ao adensamento das discussões políticas sobre experiências de pensamento e criticidade, seja nos âmbitos do cotidiano educacional, das políticas públicas, seja das pesquisas teóricas ou empíricas em educação. 

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Biografia do Autor

Cintya Regina Ribeiro, Universidade de São Paulo - USP

Doutora em Educação e docente pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Integrao grupo de pesquisa Coletivo de pesquisadores sobre educação e relações de poder (CoPERP/CNPq).

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Publicado

23.12.2014

Como Citar

Ribeiro, C. R. (2014). Tragicidade e agonística: provocações para uma crítica do pensamento. Linhas Crí­ticas, 20(43), 629–642. https://doi.org/10.26512/lc2020144399

Edição

Seção

Artigos