Alunos com síndrome rara na escola comum: um olhar fenomenológico-existencial

Autores

  • Rogério Drago Universidade Federal do Espírito Santo
  • Hiran Pinel Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v20i43.4395

Palavras-chave:

Inclusão escolar, Síndromes raras, Fenomenologia-existencial

Resumo

Tem como objetivo principal entender como sujeitos que apresentam uma síndrome rara são vistos-existenciados pelos outros seres que os rodeiam. Para tanto, caracterizamos algumas síndromes raras que se fazem presentes nas escolas de ensino comum; uma breve discussão acerca da inclusão, escolarização e práticas pedagógicas desenvolvidas com sujeitos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento no contexto da escola comum. Por fim são apresentadas algumas discussões acerca da fenomenologiaexistencial, que conduziu o estudo, bem como a discussão dos dados coletados numa pesquisa de campo com foco numa criança com uma síndrome rara em processo de inclusão escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Drago, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Ciências Humanas ”“ Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e professor adjunto do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. 

Hiran Pinel, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP) e faz Residência Pós-Doutoral na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE-UFMG). Professor Associado III da Universidade Federal do Espírito Santo. 

Referências

ARTS. Associação Rubinstein-Taybi. . Acesso em 21 de mar. de 2013.

ASSIS, Luciana de O. D. Síndrome de Rubinstein-Taybi: estudo de um caso em uma escola regular de ensino de Coronel Fabriciano ”“ MG. 2011. (41 f.). Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar) ”“ Universidade de Brasília, 2011.

BAPTISTA, Cláudio R. Inclusão e escolarização: múltiplas perspectivas. Porto Alegre: Mediação, 2006.

BEYER, Hugo O. Da integração escolar à educação inclusiva: implicações pedagógicas. In: BAPTISTA, Cláudio R. Inclusão e escolarização: múltiplas perspectivas. Porto Alegre: Mediação, 2006, pp. 73-82.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Brasília: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9394. Brasília: Senado Federal, 1996.

BRASIL. Resolução CNE/CEB 04/2009. Brasília: MEC/SEESP, 2009.

CAMPOS, Shirley de. Síndrome de Rubinstein-Taybi. 2003. Disponível em: . Acesso em: 22 mar. 2013.

CEPCARIRI. O que é fenomenologia-existencial. Disponível em: . Acesso em: 21 mar. 2013.

DIOGO, Maria F.; MAHEIRIE, Kátia. Uma breve análise da constituição do sujeito pela ótica das teorias de Sartre e Vygotski. Aletheia, n. 25, jan./jun. 2007, pp. 139-151.

DRAGO, Rogério. Educação infantil e educação inclusiva: um olhar sobre o trabalho com crianças com deficiência. In: ROCHA, Eloísa A. C.; KRAMER, Sonia. Educação infantil: enfoques em diálogo. São Paulo: Papirus, 2011b, pp. 259-276.

DRAGO, Rogério. Inclusão na educação infantil. Rio de Janeiro: WAK, 2011.

DRAGO, Rogério. Síndromes: conhecer, planejar e incluir. Rio de Janeiro: WAK, 2012.

DRAGO, Rogério. Estudos e pesquisas sobre síndromes: relatos de casos. Rio de Janeiro: WAK, 2013.

GIL, Antônio. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1994.

JANUZZI, Gilberta. A Educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. 2.ed. São Paulo: Autores Associados, 2006.

MAHEIRIE, Kátia; FRANÇA, Kelly B. Vygotski e Sartre: aproximando concepções metodológicas na construção do saber psicológico. Psicologia & Sociedade, v. 19, n. 1, pp. 1-9, jan.-abr. 2007.

MARTINS, Joel; BICUDO, Maria A. V. Estudos sobre existencialismo, fenomenologia e educação. São Paulo: Centauro, 2006.

MARTINS, Regina H. G.; BUENO, Elaine C.; FIORAVANTI, Marisa P. Síndrome de Rubinstein-Taybi: anomalias físicas, manifestações clínicas e avaliação auditiva. Revista Brasileira de Otorrinolaringologia, São Paulo, v. 69, n. 3, pp. 1-6, maio-jun. 2003.

MAZZOTTA, Marcos J. S. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 2001.

MENDES, Enicéia G. Perspectivas para a construção da escola inclusiva no Brasil. In: PALHARES, Marina S.; MARINS, Simone. Escola Inclusiva. São Carlos: EduFSCar, 2002, pp. 45-60.

MICHEL, Maria H. Metodologia e pesquisa científica em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 2009.

PINEL, Hiran. A teoria dos modos de ser sendo si mesmo [com o outro] no cotidiano do mundo: um discurso fenomenológico-existencial. Vitória: UFES/CE/PPGE, 2005.

PINEL, Hiran. Psicologia da educação. Vitória: Neaad/UAB, 2004.

PINEL, Hiran. Psicopatologia do escolar: nominalismo, niilismo e transparência. 2011. Disponível em: <http://hiranpinel.blogspot.com> Acesso em: 21 mar. 2013.

PRIETO, Rosângela G. Atendimento escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: um olhar sobre as políticas públicas de educação no Brasil. In: ARANTES, Valéria A. (Org.). Inclusão escolar. São Paulo: Summus Editorial, 2006, pp. 31-73.

SENNETT, Richard. Respeito: a formação do caráter em um mundo desigual. Rio de Janeiro: Record, 2004.

VIGOTSKI, Lev S. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VIGOTSKI, Lev S. Estudos sobre a história do comportamento: o macaco, o primitivo e a criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

Downloads

Publicado

23.12.2014

Como Citar

Drago, R., & Pinel, H. (2014). Alunos com síndrome rara na escola comum: um olhar fenomenológico-existencial. Linhas Crí­ticas, 20(43), 605–627. https://doi.org/10.26512/lc.v20i43.4395

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.