Para além do unidimensional: Marcuse e a educação estética

Autores

  • Vivian Baroni Universidade de Passo Fundo - UPF

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v21i46.4730

Palavras-chave:

Marcuse, Educação estética, Razão crítica

Resumo

O presente artigo visa abordar o conceito de educação estética subjacente à obra de Herbert Marcuse. Procuramos demonstrar como a valorização da dimensão artística aliada à educação tornaria possível repensar o conceito instrumental de razão, fornecendo ainda subsídios para a elaboração de um conceito qualitativo de desenvolvimento baseado na redefinição da cultura. Trabalhamos com a hipótese de que, em virtude das qualidades críticas e transformadoras da arte, a educação estética fomenta um conceito crítico de razão, capaz de conduzir uma apreensão da realidade que ultrapassa a mera adaptação para se posicionar na resistência e na promoção de novas formas de existência.

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Biografia do Autor

Vivian Baroni, Universidade de Passo Fundo - UPF

Mestre e doutoranda em educação pelo PPGEdu da Universidade de Passo Fundo (UPF) e atua na área de Filosofia da Educação com ênfase em educação estética.

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Publicado

05.02.2016

Como Citar

Baroni, V. (2016). Para além do unidimensional: Marcuse e a educação estética. Linhas Crí­ticas, 21(46), 784–800. https://doi.org/10.26512/lc.v21i46.4730

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