O PIBIC como obstáculo ao acesso de estudantes trabalhadores à pós-graduação no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc31202553035Palavras-chave:
Pós-graduação, Oportunidades de pesquisa, Desigualdade educacionalResumo
Ancorada em modelos elitistas e voltados à formação profissional, a trajetória histórica da educação superior brasileira fomentou barreiras estruturais à integração entre os níveis de graduação e pós-graduação, especialmente no campo da pesquisa científica. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) foi concebido para reduzir esse abismo, promovendo uma formação antecipada em pesquisa alinhada às exigências da pós-graduação. No entanto, o programa pode operar sob uma lógica excludente: sua distribuição de bolsas não regulada e o desrespeito às condições socioeconômicas dificultam o acesso de estudantes que trabalham. Como ensaio teórico fundamentado em análise documental e síntese conceitual, este artigo argumenta que as relações interpessoais atuam como um dos mecanismos centrais nos processos seletivos da pós-graduação, sugerindo que o PIBIC pode se revelar uma via de acesso inviável para muitos estudantes trabalhadores. A análise indica que, embora o PIBIC desempenhe um papel significativo na trajetória de pós-graduação, ao mesmo tempo reforça desigualdades e limita a diversificação do corpo docente na educação superior brasileira.
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