Estudo sobre evasão e permanência em cursos técnicos profissionalizantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc28202243703

Palavras-chave:

Educação Profissional, Permanência, Evasão

Resumo

O objetivo deste artigo foi de analisar as causas da permanência e da evasão de educandos(as) dos cursos técnicos profissionalizantes ofertados pelo Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), localizado no Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias, campus III da Universidade Federal da Paraíba. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo de natureza qualitativa, cujo instrumento utilizado foi a entrevista semiestruturada. Os resultados indicaram que as causas da evasão e da permanência nos cursos técnicos profissionalizantes do CAVN são: distanciamento familiar; falta de motivação; a não identificação com o curso e estruturação curricular.

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Biografia do Autor

Adriege Matias Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil

Mestra em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (2020). Doutoranda em Educação pela UFPB. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares. E-mail: adriegerodrigues@gmail.com

Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (2012). Professora da UFPB. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares; membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo e Práticas Educativas; do Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Educativas na Educação de Jovens e Adultos e do Grupo de Pesquisa Currículos, Cotidianos, Culturas e Redes de conhecimentos. E-mail: anaclaudia@ce.ufpb.br

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Publicado

26.10.2022

Como Citar

Rodrigues, A. M., & Rodrigues, A. C. da S. (2022). Estudo sobre evasão e permanência em cursos técnicos profissionalizantes. Linhas Crí­ticas, 28, e43703. https://doi.org/10.26512/lc28202243703