A construção da identidade docente na educação superior tecnológica: um estudo de caso

Autores

  • Paulo Fossatti Centro Universitário La Salle de Canoas
  • Suzana Trevisan Instituto Federal Sul-rio-grandense

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v20i42.4337

Palavras-chave:

Identidade docente, Ensino superior tecnológico, Saberes docentes

Resumo

Trata-se de pesquisa qualitativa, estudo de caso. Objetiva compreender o processo de construção da identidade docente dos professores do ensino superior tecnológico. O referencial teórico baseia-se, prioritariamente, em Tardif, Freire, Cunha, Pimenta e Frankl. Os sujeitos são professores dos cursos superiores tecnológicos. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados são: observação, questionário e entrevista semiestruturada. A técnica de análise de conteúdo de Bardin resultou em seis categorias: saber científico; saber-fazer profissional; saber empírico-pedagógico; saber da humanização; ganhos existenciais e a administração do tempo cronológico. Apresenta-se uma proposta de demandas formativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de; BIAJONE, Jefferson. Saberes docentes e formação inicial de professores: implicações e desafios para as propostas de formação. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 33, n. 2, p. 281-295, maio/ago. 2007.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1988.

BRASIL. Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. Secretaria da Educação Profissional e Tecnológica. Ministério da Educação, Brasília, 2010.

BRASIL. Parecer CNE/CP: 29/2002, Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional de Nível Tecnológico. Relator: Conselheiro Francisco Aparecido Cordão. Aprovado em 03 dez. 2002. Diário Oficial da União, DF, 13 dez. 2002. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/cp29.pdf>. Acesso em: 15 out. 2011.

BRASIL. Parecer CNE/CES 436/2001, aprovado em 02 abr. 2001. Relator: Carlos Alberto Serpa de Oliveira, Antonio MacDowell de Figueiredo e Vilma de Mendonça Figueiredo. Diário Oficial da União, DF, 6 abr. 2001, Seção 1E, p. 67. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0436.pdf>. Acesso em: 03 out. 2011.

CUNHA, Maria Isabel da. Diferentes olhares sobre as práticas pedagógicas no Ensino Superior: a docência e sua formação. Revista Educação, Porto Alegre, RS, v. 27, n.3 (54), p. 525 ”“ 536, set./dez. 2004.

CUNHA, Maria Isabel da; ZANCHET, Beatriz Maria Boéssio Atrib. A problemática dos professores iniciantes: tendência e prática investigativa no espaço universitário. Revista Educação, Porto Alegre, RS, v. 33, n. 3, p 189 - 197, set./dez. 2010.

FOSSATTI, Paulo; SARMENTO, Dirléia Fanfa; GUTHS, Henrique. Saberes docentes e a docência na Sociedade contemporânea: olhares discentes. Comunicações, Piracicaba, v. 19, n. 1, p. 71-85. jan/jun 2012.

FRANKL, Viktor Emil. Sede de sentido. 3. ed. São Paulo: Quadrante, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

JESUS, Saul Neves. Bem-estar dos professores: estratégias para realização edesenvolvimento profissional. Portugal: Porto, 1998.

LIBÂNEO, José Carlos. Docência no Ensino Superior: Compromissos e desafios da prática pedagógica. In: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SALVADOR. Docência no Ensino Superior: Compromissos e desafios da prática pedagógica; X e XI encontro de avaliação e planejamento pedagógico ”“ EAPP. Salvador, UCSAL/ Quarteto, 2006.

MAFFESSONI, Cristiane Calderari de Oliveira. Professores universitários de cursos tecnólogos: uma discussão dos saberes docentes. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) ”“ Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.

MARCHESI, Álvaro. O bem-estar dos professores. Competências, Emoções e Valores. Porto Alegre: Artmed, 2008.

MARTINS, Heloisa Helena Teixeira de Souza. Metodologia qualitativa de pesquisa. Revista Educação e Pesquisa, USP, São Paulo, v. 30, n.2, p. 289-300, maio/ago. 2004.

MIZUKAMI, Maria Graça Nicoletti, et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar, 2002.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org). Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 1998. p. 161-178.

PIMENTA, Selma Garrido, et al. Docência no ensino superior: construindo caminhos. In: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite (Org.). Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: UNESP, 2003.

SIMÕES, Daniela Dantas Ribeiro; CASTANHO, Maria Eugênia. Ensino técnico: desde o período colonial à era neoliberal. São Paulo, 2010. Disponível em: <http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CCQQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.histedbr.fae.unicamp.br%2Facer_histedbr%2Fseminario%2Fseminario8%2F_files%2FKrTbCuBK.doc&ei=FJaeUPOtHoSQ9gT2yYCgBg&usg=AFQjCNGgKT66Y_PYTx-WWCS3OEWW74vvdw> . Acesso em: 16 out. 2012.

STAKE, Robert. Investigación con estúdio de casos. Madrid: Morata, 1998.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2012.

YIN, Robert. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

Downloads

Publicado

02.09.2014

Como Citar

Fossatti, P., & Trevisan, S. (2014). A construção da identidade docente na educação superior tecnológica: um estudo de caso. Linhas Crí­ticas, 20(42), 443–460. https://doi.org/10.26512/lc.v20i42.4337