A pedagogia de Célestin Freinet em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc28202243217Palavras-chave:
Freinet, Educação, Covid-19, Ensino remotoResumo
Este ensaio busca discutir a seguinte questão: há possibilidade de uma trama possível entre práxis, Freinet, pandemia e mundo virtual nas condições atuais? Com o objetivo duplo de recuperar o itinerário educativo de Célestin Freinet e de questionar o modelo educativo remoto assumido em decorrência do distanciamento social ocasionado pela pandemia da covid-19, argumenta-se que a educação escolar não pode ficar presa a uma lógica que privilegia seus conteúdos desprezando a relação com a vida. Ao retomar a pedagogia de Freinet para entender o contexto atual, espera-se, com ele, também enfrentar suas contingências negativas.
Downloads
Referências
Buscariollo, A. F. T., Barros, F. C. O. M., & Munhoz, L. (2021). A formação de professores no interior de um movimento internacional de educadores: a pedagogia Freinet em ação. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP), 6, e021009. https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/338/132
Chomsky, N. (2020). Internacionalismo o extinción. TNI - Transnational Institute.
Costa, M. C. da C. (2006). A pedagogia de Célestin Freinet e a vida cotidiana como central na prática pedagógica. Revista HISTEDBR On-line, 6(23), 26-31. https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/4927/art02_23.pdf
Fortunato, I. (2018). A epistemologia da formação docente: o que se pode aprender com o empirismo de Freinet. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, esp(2), 1995-2007. https://doi.org/10.21723/riaee.unesp.v13.iesp3.dez.2018.11904
Fortunato, I. (2021). 2020 e a pandemia do ensino remoto. Política e Gestão Educacional, 25(2), 1053-1070. https://doi.org/10.22633/rpge.v25i2.15194
Fortunato, I., Rodriguez, M. E., & Araujo, O. H. A. (2021). Educar em tempos de pandemia: algo possível? Revista @mbienteeducação, 14(2), 350-368. https://doi.org/10.26843/v14.n2.2021.1127.p350-368
Frauendorf, R. B. S., Lima, F. C. D. A., & Prado, G. V. T. (org.) (2020). Para não esquecer: narrativas das experiências de professoras no contexto da pandemia do Covid-19. Pedro & João Editores
Freinet, C. B. (1975a). A educação pelo trabalho. Presença.
Freinet, C. B. (1975b). As técnicas Freinet da Escola Moderna. Estampa.
Freinet, C. B. (1998). A educação do trabalho. Martins Fontes.
Freinet, C. B. (2001). Para uma Escola do Povo: guia prático para a organização material, técnica e pedagógica da escola popular. Martins Fontes.
Freinet, C. B. (2004). Pedagogia do bom senso. Martins Fontes.
Freinet, É. (1978). Nascimento de uma pedagogia popular. Estampa.
Freinet, É. (1979). O itinerário de Célestin Freinet: a livre expressão na pedagogia Freinet. Livraria Francisco Alves.
Jorosky, N. H., & Barros, F. C. O. M. de (2020). Covid-19 na voz das crianças: impactos e desafios. Revista ClimaCom, 7(18). http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/wp-content/uploads/2020/09/ARTIGO-5-Covid-19-na-voz-das-crian--as.pdf
Sampaio, R. M. W. F. (1989). Freinet – Evolução histórica e atualidades. Scipione
Santos, M. L. (1996). A expressão livre no aprendizado da língua portuguesa – Pedagogia Freinet. Scipione.
Varani, A., Campos, C. M., & Rossini, E. (org.) (2022). A pandemia, o cotidiano e as narrativas do chão da escola: diálogos necessários. Pedro & João Editores.
Vázquez, A. S. (1997). Filosofia da práxis (2. ed.). Paz e Terra.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ivan Fortunato, Maria do Rosário Silveira Porto, Flávia Cristina Oliveira Murbach de Barros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.