A pedagogia de Célestin Freinet em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc28202243217

Palavras-chave:

Freinet, Educação, Covid-19, Ensino remoto

Resumo

Este ensaio busca discutir a seguinte questão: há possibilidade de uma trama possível entre práxis, Freinet, pandemia e mundo virtual nas condições atuais? Com o objetivo duplo de recuperar o itinerário educativo de Célestin Freinet e de questionar o modelo educativo remoto assumido em decorrência do distanciamento social ocasionado pela pandemia da covid-19, argumenta-se que a educação escolar não pode ficar presa a uma lógica que privilegia seus conteúdos desprezando a relação com a vida. Ao retomar a pedagogia de Freinet para entender o contexto atual, espera-se, com ele, também enfrentar suas contingências negativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Fortunato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo, Itapetininga, SP, Brasil

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), campus Rio Claro (2018). Doutor em Geografia pela Unesp, campus Rio Claro (2014). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo, campus Itapetininga. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. E-mail: ivanfrt@yahoo.com.br

Maria do Rosário Silveira Porto, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) (1993). Professora aposentada da Faculdade de Educação da USP. E-mail: mdoporto@uol.com.br

Flávia Cristina Oliveira Murbach de Barros, Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, SP, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus Marília (2014). Pesquisadora em estágio pós-doutoral pela Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. E-mail: flaviacomurbach@gmail.com

Referências

Buscariollo, A. F. T., Barros, F. C. O. M., & Munhoz, L. (2021). A formação de professores no interior de um movimento internacional de educadores: a pedagogia Freinet em ação. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP), 6, e021009. https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/338/132

Chomsky, N. (2020). Internacionalismo o extinción. TNI - Transnational Institute.

Costa, M. C. da C. (2006). A pedagogia de Célestin Freinet e a vida cotidiana como central na prática pedagógica. Revista HISTEDBR On-line, 6(23), 26-31. https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/4927/art02_23.pdf

Fortunato, I. (2018). A epistemologia da formação docente: o que se pode aprender com o empirismo de Freinet. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, esp(2), 1995-2007. https://doi.org/10.21723/riaee.unesp.v13.iesp3.dez.2018.11904

Fortunato, I. (2021). 2020 e a pandemia do ensino remoto. Política e Gestão Educacional, 25(2), 1053-1070. https://doi.org/10.22633/rpge.v25i2.15194

Fortunato, I., Rodriguez, M. E., & Araujo, O. H. A. (2021). Educar em tempos de pandemia: algo possível? Revista @mbienteeducação, 14(2), 350-368. https://doi.org/10.26843/v14.n2.2021.1127.p350-368

Frauendorf, R. B. S., Lima, F. C. D. A., & Prado, G. V. T. (org.) (2020). Para não esquecer: narrativas das experiências de professoras no contexto da pandemia do Covid-19. Pedro & João Editores

Freinet, C. B. (1975a). A educação pelo trabalho. Presença.

Freinet, C. B. (1975b). As técnicas Freinet da Escola Moderna. Estampa.

Freinet, C. B. (1998). A educação do trabalho. Martins Fontes.

Freinet, C. B. (2001). Para uma Escola do Povo: guia prático para a organização material, técnica e pedagógica da escola popular. Martins Fontes.

Freinet, C. B. (2004). Pedagogia do bom senso. Martins Fontes.

Freinet, É. (1978). Nascimento de uma pedagogia popular. Estampa.

Freinet, É. (1979). O itinerário de Célestin Freinet: a livre expressão na pedagogia Freinet. Livraria Francisco Alves.

Jorosky, N. H., & Barros, F. C. O. M. de (2020). Covid-19 na voz das crianças: impactos e desafios. Revista ClimaCom, 7(18). http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/wp-content/uploads/2020/09/ARTIGO-5-Covid-19-na-voz-das-crian--as.pdf

Sampaio, R. M. W. F. (1989). Freinet – Evolução histórica e atualidades. Scipione

Santos, M. L. (1996). A expressão livre no aprendizado da língua portuguesa – Pedagogia Freinet. Scipione.

Varani, A., Campos, C. M., & Rossini, E. (org.) (2022). A pandemia, o cotidiano e as narrativas do chão da escola: diálogos necessários. Pedro & João Editores.

Vázquez, A. S. (1997). Filosofia da práxis (2. ed.). Paz e Terra.

Downloads

Publicado

22.08.2022

Como Citar

Fortunato, I., Porto, M. do R. S., & Barros, F. C. O. M. de. (2022). A pedagogia de Célestin Freinet em tempos de pandemia. Linhas Crí­ticas, 28, e43217. https://doi.org/10.26512/lc28202243217

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.