Novas perspectivas de avaliação do aluno de EaD no paradigma da cibercultura e a web 2.0
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v18i36.3955Palavras-chave:
Avaliação, Educação a distância, Web 2.0, CiberculturaResumo
O trabalho discute contribuições oferecidas pelos paradigmas da cibercultura e da Web 2.0 às formulações sobre a avaliação da aprendizagem do aluno, em particular na modalidade da educação a distância, EaD. Parte-se de uma reflexão sobre os avanços e limites da avaliação em EaD para a proposição de sua expansão a fim de abarcar ações do aluno relacionadas ao processo de navegação e aprendizagem no ciberespaço. Argumenta-se que tais ações extrapolam os limites do ambiente virtual de aprendizagem e estão relacionadas às novas práticas de interação, colaboração, coautoria e apropriação criativa vivenciadas por muitos alunos. Novas formas de avaliação permitem atribuir valor a essas ações e elevar a qualidade dos processos de aprendizagem.
Downloads
Referências
ARQUIVOESTADO. Fotografias. Negativos da UH. Disponível em: <http://www.arquivoestado.sp.gov.br/uhdigital/imagens.php>. Acesso em: 10 jan. 2011.
BASSANI, Patrícia e BEHAR, Patrícia. Avaliação da aprendizagem em ambientes virtuais. In: BEHAR, Patrícia e colaboradores. Modelos pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: ARTMED, 2009.
CALDEIRA, Ana Cristina. Avaliação da Aprendizagem em Meios Digitais: Novos Contextos, 2004. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/033-TC- A4.htm>. Acesso em: 10 mai. 2011.
________. A avaliação da aprendizagem na educação online: uma experiência do MiniWeb Cursos. In: SILVA, Marcos e SANTOS, Edméa. Avaliação da aprendizagem em educação online. São Paulo: Edições Loyola, 2006.
CAMPOS, Fernanda et al. Cooperação e aprendizagem on-line. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
FAGUNDES, Léa. Tecnologia e educação: a diferença entre inovar e sofisticar as práticas tradicionais. Revista Fonte, Dez. 2008.
KARASAVVIDIS, Ilias. Distributed cognition and educational practice. Journal of Interactive Learning Design, v. 13, p. 11-29, 2002.
LEMOS, André. Cibercultura. Alguns pontos para compreender nossa época. In: LEMOS, André e CUNHA, Paulo (Orgs). Olhares sobre a Cibercultura. Porto Alegre: Sulina. 2003.
MANOVICH, Lév. The language of new media. Cambridge, MA: The MIT Press, 2001.MEC (Ministério da Educação). Decreto no 5622, 2005. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/dec_5622.pdf>. Acesso: 2 dez. 2010.
MORAES, Raquel e CAMPOS, Gustavo. Avaliando futuros educadores em OEB online no CEAD-UnB Virtual: uma perspectiva emancipatória e humanista. In: SILVA, Marcos e SANTOS, Edméa. Avaliação da aprendizagem em educação online. São Paulo: Edições Loyola, 2006.
MORAN, Manuel. EaD ”“ Por que não? Educação Temática Digital, Campinas, v.10, n.2, p.54-70, jun. 2009.
NARDI, Boni. Context and consciousness: activity theory and human-computer interaction. Cambridge, MA: The MIT Press, 1995.
OTSUKA, Joice e ROCHA, Heloísa. Avaliação formativa em ambientes de EaD. Anais do XIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, SBIE, UNISINOS, 2002.
SANTAELLA, Lúcia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.
PEA, Roy. Practices of distributed intelligences and designs for education. In: SALOMON, Gavriel (ed.). Distributed cognitions: Psychological and educational considerations. New York: Cambridge University Press, 1993.
POLAK, Ymiracy. A avaliação do aprendiz em EaD. In: LITTO, Fredric e FORMIGA, Marcos (Orgs.). Educação a distância. O estado da arte. São Paulo: Pearson, 2009.
SANTOS, João. Avaliação no ensino a distância. Revista Ibero-americana de Educação.Número 38/4. Disponível em: <http://www.rieoei.org/1372.htm>. Acesso em: 10 maio 2011.
SANTOS, Neide. Desafios da web: como avaliar os alunos online. In: SILVA, Marcos e SANTOS, Edméa. Avaliação da aprendizagem em educação online. São Paulo: Edições Loyola, 2006.
SILVA, Angela; SILVA, Christina. Avaliação da aprendizagem em ambientes virtuais: rompendo as barreiras da legislação. In: Congresso Internacional de Educação a Distância. Santos: ABED, 2008. Disponível em: . Acesso: 7 jan. 2011.
VASCONCELOS, Francisco et al. Avaliação Sócio-Interacionista Aplicada ao Contexto da EaD em Cursos de Graduação Semi-Presenciais Mediado por um Ambiente Virtual de Aprendizagem In: XXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação no XVI WIE Workshop Sobre Informática na Escola, 2008, Belém. Anais do SBC. Belém : SBC, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.