Novas perspectivas de avaliação do aluno de EaD no paradigma da cibercultura e a web 2.0

Autores

  • Eduardo Junqueira Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v18i36.3955

Palavras-chave:

Avaliação, Educação a distância, Web 2.0, Cibercultura

Resumo

O trabalho discute contribuições oferecidas pelos paradigmas da cibercultura e da Web 2.0 às formulações sobre a avaliação da aprendizagem do aluno, em particular na modalidade da educação a distância, EaD. Parte-se de uma reflexão sobre os avanços e limites da avaliação em EaD para a proposição de sua expansão a fim de abarcar ações do aluno relacionadas ao processo de navegação e aprendizagem no ciberespaço. Argumenta-se que tais ações extrapolam os limites do ambiente virtual de aprendizagem e estão relacionadas às novas práticas de interação, colaboração, coautoria e apropriação criativa vivenciadas por muitos alunos. Novas formas de avaliação permitem atribuir valor a essas ações e elevar a qualidade dos processos de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Eduardo Junqueira, Universidade Federal do Ceará - UFC

Ph.D. em Educação pela Michigan State University. Professor  Adjunto na Universidade Federal do Ceará - UFC, vinculado ao Instituto Universidade Virtual e ao Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira. É líder do grupo de pesquisa Linguagens e Educação em Rede (LER) e coordena projeto de pesquisa sobre a navegação hipermodal de alunos da modalidade educação a distância. Publicações recentes: Conteúdos hipermodais para fins de aprendizagem: usos em contexto pelos alunos (2010); Epistemologias digitais e comunidades de prática: problematizando a inclusão digital difusionista e tecnicista (2011). 

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Publicado

10.09.2012

Como Citar

Junqueira, E. (2012). Novas perspectivas de avaliação do aluno de EaD no paradigma da cibercultura e a web 2.0. Linhas Crí­ticas, 18(36), 417–431. https://doi.org/10.26512/lc.v18i36.3955

Edição

Seção

Artigos