Tecnologias da informação e comunicação como ferramenta pedagógica no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc27202139110

Palavras-chave:

TICs, Práticas pedagógicas, Ensino superior, Sistemas de Informação

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que objetivou estudar os discursos de professores a respeito do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), em sala de aula, como artefato de suporte pedagógico no Ensino Superior. O corpus empírico contempla falas de 23 sujeitos atuantes em Cursos de Sistemas de Informação de três Instituições de Ensino Superior, da cidade de Rio Branco, Acre. A análise do material empírico indica uma vulnerabilidade formativa que os deixa inseguros para expor aspectos da profissão e elementos que caracterizam suas atuações em aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Breno Cavalcante do Nascimento, Universidade Federal do Acre, Rio Branco, AC, Brasil

Mestre em Educação, pela Universidade Federal do Acre (2019). Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências (Gepecac). E-mail: prbreno@hotmail.com

Rafael Dias Araújo, Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, MG, Brasil

Doutor em Ciência da Computação, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) (2017). Professor Adjunto da Faculdade de Computação da UFU - Campus Monte Carmelo. E-mail: rafael.araujo@ufu.br

Francisco Sidomar Oliveira da Silva, Universidade Federal do Acre, Rio Branco, AC, Brasil

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, pela Universidade Federal do Acre (2018). Doutorando em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Campus Bauru. Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências (Gepecac). E-mail: sidomarsilvaczs@gmail.com

Aline Andréia Nicolli, Universidade Federal do Acre, Rio Branco, AC, Brasil

Doutora em Educação, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Professora Associada do Centro de Educação, Letras e Artes, da Universidade Federal do Acre. Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências (Gepecac). E-mail: aanicolli@gmail.com

Referências

Alhassan, M. D., & Adam, I. O. (2021). The effects of digital inclusion and ICT access on the quality of life: a global perspective. Technology in Society, 64, e101511. https://doi.org/10.1016/j.techsoc.2020.101511

Auler, D. (2007). Enfoque ciência-tecnologia-sociedade: pressupostos para o contexto Brasileiro. Ciência & Ensino, 1, número especial.

Barbosa, L., & Bazzo, W. (2013). O uso de documentários para o debate ciência-tecnologia-sociedade (CTS) em sala de aula. Revista Ensaio, 15(3), 149-161. https://doi.org/10.1590/1983-21172013150309

Bencze, J. L., Carter, L., & Krstovic, M. (2014). Science & technology education for personal, social & environmental wellbeing: challenging capitalists’ consumerist strategies. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 14(2), 039–056. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4348/2914

Camargo, B. V., & Justo, A. M. (2013). IRaMuTeQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicologia, 21(2), 513-518. http://doi.org/10.9788/TP2013.2-16

Cardoso, M. J. C., Almeida, G. D. S., & Silveira, T. C. (2021). Formação continuada de professores para uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC) no Brasil. Revista Brasileira de Informática na Educação, 29, 97-116. https://doi.org/10.5753/RBIE.2021.29.0.97

Cunha, M. I. (2016). Inovações na educação superior: impactos na prática pedagógica e nos saberes da docência. Em Aberto, 29(97), 87-101. http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3172

Cunha, M. I. (2018). Docência na educação superior: a professoralidade em construção. Educação, 41(1), 6-11. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29725

Freire, P. (1987). Pedagogia do oprimido (17 ed.). Paz e Terra.

Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia (25 ed.). Paz e Terra.

Habowski, A. C., & Conte, E. (2018). Cultura digital versus autoridade pedagógica: tendências e desafios. Linhas Críticas, 24, 494-517. https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.18993

Linsingen, I. von. (2017). Perspectivas curriculares CTS para o ensino de engenharia: uma proposta de formação universitária. Linhas Críticas, 21(45), 297–317. https://doi.org/10.26512/lc.v21i45.4536

Masetto, M. T. (Ed.). (1998). Docência na universidade. Papirus.

Masetto, M. T. (2003). Competência pedagógica do professor universitário. Summus.

Masetto, M. T. (2007). Docência universitária: repensando a aula. Em M. F. Vasconcellos, & A. Teodoro. (Eds.). Ensinar e aprender no ensino superior: por uma epistemologia pela curiosidade da formação universitária (2 ed.). Cortez.

Moran, J. M. (2006). A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Papirus.

Orlandi, E. P. (2003). A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso (4 ed.). Pontes.

Orlandi, E. P. (2009). Análise de discurso: princípios e procedimentos (8 ed.). Pontes.

Pêcheux, M. (1975). Análise automática do discurso (AAD-1969). Em F. Gaget, & T. Hak (Eds.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux (pp. 59-158, tradução de E. P. Orlandi). Unicamp.

Pizzutti, T. C., & Alves, J. A. P. (2017). Elementos CTS nas aulas de professores formadores no ensino superior. Anais do XI Enpec, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1014-1.pdf

Publicado

21.10.2021

Como Citar

Nascimento, B. C. do, Araújo, R. D. ., Silva, F. S. O. da, & Nicolli, A. A. (2021). Tecnologias da informação e comunicação como ferramenta pedagógica no ensino superior. Linhas Crí­ticas, 27, e39110. https://doi.org/10.26512/lc27202139110

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.