Desafios e perspectivas dos ensinos de ciências e de matemática na educação brasileira (apresentação)

Autores

  • Cristiano Alberto Muniz Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v18i35.3837

Resumo

Constata-se alto investimento na formação de quadros de profissionais no campo  da investigação em décadas, na pós-graduação brasileira, nas linhas de pesquisa de ensino de ciências e educação matemática. Os estudos acadêmicos apresentam uma  grande amplitude de temas, referenciais e metodologias em suas pesquisas, com objetos de investigação variados, entre eles construção de conceitos, práticas pedagógicas, formação dos professores que ensinam ciências e matemática, representações sociais, relação entre educação formal e não formal, divulgação científica, história das ciências, entre muitos outros temas. Entretanto, estas importantes produções de reflexão acerca da aprendizagem e do ensino de ciências e matemática, dentro e fora da escola  ainda  são de difícil acesso aos professores da educação básica  e aos estudantes de graduação e pós-graduação.

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Publicado

27.04.2012

Como Citar

Muniz, C. A. (2012). Desafios e perspectivas dos ensinos de ciências e de matemática na educação brasileira (apresentação). Linhas Crí­ticas, 18(35), 9–14. https://doi.org/10.26512/lc.v18i35.3837

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de Ciências e Matemática