Tecnologias da informação e comunicação como ferramenta pedagógica no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc27202139110Palavras-chave:
TICs, Práticas pedagógicas, Ensino superior, Sistemas de InformaçãoResumo
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que objetivou estudar os discursos de professores a respeito do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), em sala de aula, como artefato de suporte pedagógico no Ensino Superior. O corpus empírico contempla falas de 23 sujeitos atuantes em Cursos de Sistemas de Informação de três Instituições de Ensino Superior, da cidade de Rio Branco, Acre. A análise do material empírico indica uma vulnerabilidade formativa que os deixa inseguros para expor aspectos da profissão e elementos que caracterizam suas atuações em aula.
Downloads
Referências
Alhassan, M. D., & Adam, I. O. (2021). The effects of digital inclusion and ICT access on the quality of life: a global perspective. Technology in Society, 64, e101511. https://doi.org/10.1016/j.techsoc.2020.101511
Auler, D. (2007). Enfoque ciência-tecnologia-sociedade: pressupostos para o contexto Brasileiro. Ciência & Ensino, 1, número especial.
Barbosa, L., & Bazzo, W. (2013). O uso de documentários para o debate ciência-tecnologia-sociedade (CTS) em sala de aula. Revista Ensaio, 15(3), 149-161. https://doi.org/10.1590/1983-21172013150309
Bencze, J. L., Carter, L., & Krstovic, M. (2014). Science & technology education for personal, social & environmental wellbeing: challenging capitalists’ consumerist strategies. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 14(2), 039–056. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4348/2914
Camargo, B. V., & Justo, A. M. (2013). IRaMuTeQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicologia, 21(2), 513-518. http://doi.org/10.9788/TP2013.2-16
Cardoso, M. J. C., Almeida, G. D. S., & Silveira, T. C. (2021). Formação continuada de professores para uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC) no Brasil. Revista Brasileira de Informática na Educação, 29, 97-116. https://doi.org/10.5753/RBIE.2021.29.0.97
Cunha, M. I. (2016). Inovações na educação superior: impactos na prática pedagógica e nos saberes da docência. Em Aberto, 29(97), 87-101. http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3172
Cunha, M. I. (2018). Docência na educação superior: a professoralidade em construção. Educação, 41(1), 6-11. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29725
Freire, P. (1987). Pedagogia do oprimido (17 ed.). Paz e Terra.
Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia (25 ed.). Paz e Terra.
Habowski, A. C., & Conte, E. (2018). Cultura digital versus autoridade pedagógica: tendências e desafios. Linhas Críticas, 24, 494-517. https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.18993
Linsingen, I. von. (2017). Perspectivas curriculares CTS para o ensino de engenharia: uma proposta de formação universitária. Linhas Críticas, 21(45), 297–317. https://doi.org/10.26512/lc.v21i45.4536
Masetto, M. T. (Ed.). (1998). Docência na universidade. Papirus.
Masetto, M. T. (2003). Competência pedagógica do professor universitário. Summus.
Masetto, M. T. (2007). Docência universitária: repensando a aula. Em M. F. Vasconcellos, & A. Teodoro. (Eds.). Ensinar e aprender no ensino superior: por uma epistemologia pela curiosidade da formação universitária (2 ed.). Cortez.
Moran, J. M. (2006). A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Papirus.
Orlandi, E. P. (2003). A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso (4 ed.). Pontes.
Orlandi, E. P. (2009). Análise de discurso: princípios e procedimentos (8 ed.). Pontes.
Pêcheux, M. (1975). Análise automática do discurso (AAD-1969). Em F. Gaget, & T. Hak (Eds.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux (pp. 59-158, tradução de E. P. Orlandi). Unicamp.
Pizzutti, T. C., & Alves, J. A. P. (2017). Elementos CTS nas aulas de professores formadores no ensino superior. Anais do XI Enpec, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1014-1.pdf
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Breno Cavalcante do Nascimento, Rafael Dias Araújo, Francisco Sidomar Oliveira da Silva, Aline Andréia Nicolli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.