A criatividade e as situações didáticas no ensino e aprendizagem da matemática

Autores

  • Cleyton Hércules Gontijo Universidade de Brasília
  • Erondina Barbosa da Silva Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Rosália Policarpo Fagundes de Carvalho Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v18i35.3839

Palavras-chave:

Educação matemática, Criatividade, Teoria das situações didáticas

Resumo

Este artigo propõe  uma articulação entre  a Perspectiva de Sistemas para o estudo da criatividade, de Csikszentmihalyi, e a Teoria das Situações Didáticas, no campo da matemática, de Brousseau. Consideramos que a articulação das duas  teorias possibilita o estudo  da criatividade no processo de ensino e aprendizagem da matemática, na medida em que nos permite compreender a ação dos sujeitos, nas situações de aprendizagem, considerando fatores contextuais. Csikszentmihalyi (1988, 1996,1999a, 1999b), no estudo  da criatividade, e Brousseau (1996a, 2008), no estudo  das situações didáticas, integram a ação do sujeito (trabalho do aluno), com o domínio (a situação didática na matemática) e o campo (ação do professor).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALENCAR, Eunice Soriano de; FLEITH, Denise de Souza. Contribuições teóricas recentes ao estudoda criatividade. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 19, n. 1, p. 001-008, jan./abr., 2003a.

______.Criatividade: múltiplas perspectivas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2003b.

ALMOULOUD, Saddo Ag. Fundamentos da didática da matemática. Curitiba: Ed. UFPR, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: matemática (1ª a 4ª séries).Brasília: MEC/SEF, 1997.

______. Parâmetros curriculares nacionais: matemática (5ª a 8ª séries). Brasília: MEC/SEF, 1998.

BROUSSEAU, Guy. Fundamentos e métodos da didática da matemática. In: BRUN, Jean (Org.). Didáticadas matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget, 1996a, p. 35-113.

______.Os diferentes papéis do professor. In: PARRA, Cecilia; SAIZ, Irma (org). Didática da matemática:reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996b.

______. Introdução ao estudo da teoria das situações didáticas:conteúdos e métodos de ensino. SãoPaulo: Ática, 2008.

CHEVALLARD, Yves. La transposition didactique: du savoir savant au savoir ensigné. Grenoble: Lapensée Sauvage, 1991.

CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. Society, culture, and person: A systems view of creativity. In: Sternberg,Robert Jeffrey (Org.). The nature of creativity. New York: Cambridge University Press, 1988, p. 325-339.

______. Creativity: Flow and the psychology of discovery and invention. New York: HarperCollins, 1996.

______. Implications of a systems perspective for the study of creativity. In: STERNBERG, RobertJeffrey. (Org.). Handbook of creativity. New York: Cambridge University Press, 1999a, p. 313-335.

______. Creativity across the life-span: A systems view. In: COLANGELO, Nicholas; ASSOULINE, Susan(Orgs.). Talent Development III. Scottsdale, AZ: Gifted Psychology Press, 1999b, p. 9-18.

DANTE, Luiz Roberto. Incentivando a criatividade através da educação matemática. 1980. 247f. Tese(Doutorado em Psicologia da Educação) ”“ Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

______.Criatividade e resolução de problemas na prática educativa matemática. 1988. 192f. Tese(Livre Docência em Educação Matemática) ”“ Instituto de Geociências e Ciências Exatas, UniversidadeEstadual Paulista, Rio Claro.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Um enfoque transdisciplinar à educação e à história da matemática. In:BICUDO, Maria Aparecida V; BORBA, Marcelo de C. Educação Matemática:pesquisa em movimento.São Paulo: Cortez, 2004.

ENGLISH, Lyn D. The development of fifth-grade children’s problem-posing abilities. EducationStudies in Mathematics, Netherlands, vol. 34,n. 3, p. 183-217, dez. 1997.

FLEITH, Denise de Souza, Ambientes educacionais que promovem a criatividade e a excelência.Sobredotação, Braga (Portugal), vol. 3, nº 1, p. 27-37, 2002.

FREITAS, José Luiz M. de. Situações Didáticas. In: Machado, Silvia D. A. et al.(org) Didática daMatemática: uma introdução. São Paulo: EDUC, 1999.

FROMM, Erich. O que é criatividade. In: ALENCAR, Eunice S; FLEITH, Denise de S. Criatividade:múltiplas perspectivas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2003.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricose metodológicos Campinas-SP: Autores Associados, 2006.

GONTIJO, Cleyton Hércules. Resolução e Formulação de Problemas: caminhos para o desenvolvimento da criatividade em Matemática. Anais do Sipemat. Recife, Programa de Pós-Graduação em Educação-Centro de Educação ”“ Universidade Federal de Pernambuco, 2006a.

______.Estratégias para o desenvolvimento da criatividade em Matemática. Linhas Críticas.Revistada Faculdade de Educação ”“ Universidade de Brasília - UnB, Brasília, v. 12, n. 23, p. 229-244, jul./dez. 2006b.

______. Relações entre criatividade, criatividade em matemática e motivação em matemática de alunosdo ensino médio. Tese (Doutorado em Psicologia) ”“ Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2007.

HADAMARD, Jacques. The psychology of invention on the mathematical field. Dover: New York, 1954.

HAYLOCK, Derek W. Conflicts in the assessment and encouragement of mathematical creativity inschoolchildren. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology,Leicestershire, v. 16, p. 547-553, set. 1985.

______. Mathematical creativity in schoolchildren. The Journal of Creative Behavior, Hadley-MA, v.21, p. 48-59, jan. 1986.

______. A framework for assessing mathematical creativity in schoolchildren. Educational Studies iiMathematics, Netherlands, v. 18, p. 59-74, jan. 1987.

______. Recognizing mathematical creativity in schoolchildren. International Reviews onMathematical Education, Karlsruhe, v. 29, n. 3, p. 68-74, jun. 1997.

KRUTETSKII, Vadim Andreyevich.The psychology of mathematical abilities in schoolchildren.Chicago:The University of Chicago Press, 1976.

LEUNG, Shuk-kwan S. On the role of creative thinking in problem posing. International Reviews onMathematical Education, v. 29, n.3, p. 81-85, jun. 1997.

LIVNE, Nava. L.; LIVNE, Oren E.; MILGRAM, Roberta. M. Assessing academic and creative abilities inmathematics at four levels of understanding. International Journal of Mathematical Education inScience & Technology, London, v. 30, n. 2, p. 227-243, 1999.

______. MILGRAM, Roberta M. Assessing four levels of creative mathematical ability in Israeliadolescents utilizing out-of-school activities: A circular three-stage technique. Roeper Review,Lawrenceville, vol. 22, n. 1, p. 111-116, jan. 2000.

______. Academic versus creative abilities in mathematics: two components of the same construct?Creativity Research Journal, New Jersey, v. 18, n. 2, p. 199-212, 2006.

MACHADO, Silvia D. A. et al. (Org.). Didática da Matemática: uma introdução. São Paulo: EDUC, 1999.

MANN, Eric Louis. Mathematical creativity and school Mathematics: Indicators of mathematical creativityin middle schools students. 2005. 120f. Tese de Doutorado. University of Connecticut, Storrs, USA.

______. Creativity: the essence of Mathematics. Journal for the Education of the Gifted, v. 30, n. 2, p.236-260, 2006.

MUNIZ, Cristiano Alberto. Transposição didática: o professor como construtor do conhecimento. In:BRASIL. Programa de Gestão da Aprendizagem Escolar”“ Gestar II Matemática: Caderno de Teoria ePrática 1”“ TP1. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.

PAIS, Luis Carlos. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. Belo Horizonte:Autêntica, 2001.

PARRA, Cecilia; SAIZ, Irma (Org.). Didática da matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre:Artes Médicas, 1996.

POINCARÉ, Henry. O valor da ciência. Rio de Janeiro: Contraponto, 1995. Trabalho original publicado em 1911.

______. A invenção matemática. Em P. Abrantes, L. C. Leal & J. P. Ponte (Orgs.). Investigar para aprendermatemática. Lisboa: Projecto MPT e APM, 1996, p. 7-14. Trabalho original publicado em 1908.

RANGEL, Mary. Das dimensões da representação do “bom professor” Ã s dimensões do processo de ensino-aprendizagem. In: TEVES, Nilda; RANGEL, Mary (Org.). Representação Social da Educação.Campinas-SP: Papirus, 1999, p. 47-77.

SHEFFIELD, Linda J. Using creativity techniques to add depth and complexity to the mathematics curricula. Trabalho apresentado na 3ª Asia Regional Conference on Mathematics Education. Shangai, 2005.Disponível em http://euler.math.ecnu.edu.cn/earcome3/sym1/ EARCOME3_Sheffield_Linda_Sym1.doc.Acessado em 20/08/2005.

SILVA, Benedito Antonio da. Contrato Didático. In: MACHADO, Silvia D. A. et al.(org) Didática da Matemática: uma introdução. São Paulo: EDUC, 1999.

SILVER, Edward A. Teaching and learning mathematical problem solving: multiple researchperspectives. Hilisdale, NJ: Eribaum, 1985.

______. On mathematical problem posing. For the Learning of Mathematics, Edmonton, v. 14, p. 19-28, fev. 1994.

______. Fostering creativity through instruction rich in mathematical problem solving and problemposing. International Reviews on Mathematical Education, Karlsruhe, vol. 29, n. 3, p. 75-80, 1997.

SILVER, Edward A.; CAI, Jinfa. An analysis of arithmetic problem posing by middle school students.Journal for Research in Mathematics Education, Reston, VA, v. 27, p. 521-539, nov. 1996.

SRIRAMAN, Bharath, The characteristics of mathematical creativity. The Mathematics Educator,Athens (Georgia ”“ USA), vol. 14, n. 1, p. 19-34, 2004.

TOBIAS, Sheila. Fostering creativity in the Science and Mathematics classroom. Trabalho apresentado na Conference at National Science Foundation, Malásia. Disponível em Acesso em: 10 set. 2005.

VERGNAUD, Gérard. A criança, a matemática e a realidade.Curitiba: Editora da UFPR, 2009.

Downloads

Publicado

27.04.2012

Como Citar

Gontijo, C. H., Silva, E. B. da, & Carvalho, R. P. F. de. (2012). A criatividade e as situações didáticas no ensino e aprendizagem da matemática. Linhas Crí­ticas, 18(35), 29–46. https://doi.org/10.26512/lc.v18i35.3839

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de Ciências e Matemática

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.