A criatividade e as situações didáticas no ensino e aprendizagem da matemática

Autores

  • Cleyton Hércules Gontijo Universidade de Brasília
  • Erondina Barbosa da Silva Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Rosália Policarpo Fagundes de Carvalho Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v18i35.3839

Palavras-chave:

Educação matemática, Criatividade, Teoria das situações didáticas

Resumo

Este artigo propõe  uma articulação entre  a Perspectiva de Sistemas para o estudo da criatividade, de Csikszentmihalyi, e a Teoria das Situações Didáticas, no campo da matemática, de Brousseau. Consideramos que a articulação das duas  teorias possibilita o estudo  da criatividade no processo de ensino e aprendizagem da matemática, na medida em que nos permite compreender a ação dos sujeitos, nas situações de aprendizagem, considerando fatores contextuais. Csikszentmihalyi (1988, 1996,1999a, 1999b), no estudo  da criatividade, e Brousseau (1996a, 2008), no estudo  das situações didáticas, integram a ação do sujeito (trabalho do aluno), com o domínio (a situação didática na matemática) e o campo (ação do professor).

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Referências

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Publicado

27.04.2012

Como Citar

Gontijo, C. H., Silva, E. B. da, & Carvalho, R. P. F. de. (2012). A criatividade e as situações didáticas no ensino e aprendizagem da matemática. Linhas Crí­ticas, 18(35), 29–46. https://doi.org/10.26512/lc.v18i35.3839

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de Ciências e Matemática

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