Didática na pós-graduação: pesquisas e produções
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v17i34.3831Palavras-chave:
Didática, Campos, Dimensões, Pesquisa, Pós-graduaçãoResumo
O artigo analisa as pesquisas e produções sobre didática desenvolvidas nos programas de pós-graduação em Educação em Minas Gerais pela identificação das dimensões e dos campos nos quais estão concentradas; e qualifica as publicações, mediante a identificação dos veículos utilizados para sua divulgação. Os resultados indicam que: a didática ocupa, em média, um terço das pesquisas e produções realizadas; as publicações em periódicos representam pouco mais de um sexto do total; os veículos de divulgação dessa produção são pouco expressivos; e há uma concentração de estudos teóricos sobre profissionalização e formação docente, em detrimento de indagações sobre as condições e os modos de intervenção e de efetivação das práticas pedagógicas.
Downloads
Referências
ALVARADO PRADA, Luis Eduardo; LONGAREZI, Andréa Maturano; VIEIRA, Vania Maria de Oliveira.Concepções de Formação de Professores nos Trabalhos da ANPED 2003”“2007. In: REUNIÃO ANUALDA ANPED, 32., 2009, Caxambu. Anais...Caxambu: ANPED, 2009.
ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso de (Org.). Formação de professores no Brasil (1990-1998).Brasília: MEC, 2002. (Série Estado do Conhecimento, n. 6)
______. Tendências da pesquisa e do conhecimento didático no início dos anos 2000. In: EGGERT,Edla et al. (Org.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: Didática e formação de professores.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. p. 487-499. (v. 1)
______. A produção acadêmica sobre formação de professores: um estudo comparativo das dissertações e teses defendidas nos anos 1990 e 2000. Revista Brasileira de Pesquisa sobre formação de professores, Rio de Janeiro, v. 1, n.1, p. 41-56, ago.-dez. 2009.
BITTAR, Marilucia. Pesquisa sobre formação de professores no Brasil e a Pós-graduação emEducação. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 3., 2005, Uberaba. Caderno de Resumos...Uberaba, 2005. p. 801-816.
BRASIL. Capes/Qualis. Documento de Área - Educação. 2009. Disponível em . Acesso em 28 jun. 2010.
BRZEZINSKI, Iria; GARRIDO, Elsa. Análise dos trabalhos do GT Formação de Professores: o que relevam as pesquisas do período 1992”“1998. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 18, p. 82-100, set.-dez. 2001.
CASTANHO, Maria Eugênia. A dimensão intencional do ensino. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro.Lições de Didática. Campinas: Papirus, 2006. p. 35-56.
DAMIS, Olga. Unidade Didática: uma técnica para a organização do ensino e da aprendizagem. In:VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Técnicas de ensino: novos tempos, novas configurações. 2. ed.Campinas: Papirus, 2006. p. 105-136.
GARRIDO, Elsa; BRZEZINSKI, Iria. Os caminhos da pesquisa e da docência na atualidade. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 3., 2005, Uberaba. Caderno de Resumos... Uberaba, 2005. p. 19.
GATTI, Bernadete Angelina. A pesquisa e a Didática. In: EGGERT, Edla et al. (Org.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: Didática e formação de professores. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.p. 67-75.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 28. ed. São Paulo: Cortez, 2008a.
______. O campo teórico e profissional da Didática hoje: entre Ãtaca e o campo das sereias. In:EGGERT, Edla et al. (Org.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: Didática e formação deprofessores. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008b. p. 234-252.
LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés. Los campos y dimensiones de la didáctica:un estudio a partir de las investigaciones y producciones de la post-graduación en Brasil. In:CONGRESSO INTERNACIONAL UNIVERSIDAD, 7., 2010, Ciudad de La Habana. Anais... Habana:Universidad de La Habana, 2010. p. 163-174. (v. 1)
MARIN, Alda Junqueira. Didática e Pós-Graduação: aproximações a um tema de estudo. In: MARIN,Alda Junqueira; SILVA, Aída Maria Monteiro; SOUZA, Maria Inês Marcondes de (Org.). SituaçõesDidáticas. Araraquara: JM, 2003. p. 15-46.
MELO, Alessandro de; URBANETZ, Sandra Terezinha. Fundamentos da Didática. Curitiba: IBPEX,2008.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Pesquisa em Didática -”“ omovimento recente. In: ______.; ______. (Org). Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002.(v. 1)
RAMALHO, Betânia Leite et al. A pesquisa sobre a formação de professores nos Programas de pós-graduação em Educação: o caso do ano 2000. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 25., 2002, Caxambu.Anais... Caxambu: ANPED, 2002.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. As contribuições da Metodologia do Ensino Superior para o desenvolvimento profissional de docentes universitários: questões epistêmicas. In EGGERT, Edla etal. (Org.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008a. p. 206-217.
______. et al. Docência universitária: formação pedagógica no âmbito da pós-graduação. LinhasCríticas, Brasília, v. 14, n. 26, p. 61-78, jan.-jun. 2008b.
______. Organização didática da aula: um projeto colaborativo de ação imediata. In: ______. (Org.).Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas: Papirus, 2008c. p. 267-298.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.