Alunos e professores no Orkut: a educação escolar na arena ciberespacial

Autores

  • Alessandro Eleutério de Oliveira Grupo de Estudos e Pesquisas Teoria Crítica e Educação
  • Antônio Álvaro Soares Zuin Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v17i34.3830

Palavras-chave:

Experiência, Comunidades virtuais, Educação escolar

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em investigar as comunidades virtuais da Internet dedicadas à educação escolar. Assim, analisamos manifestações escritas de professores e alunos a fim de apreendermos as maneiras como os sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem percebem uns aos outros. As lucubrações são iluminadas por autores da Teoria Crítica como Theodor Adorno e Walter Benjamin, por meio da confluência do material coletado nas comunidades virtuais com temas como desorientação, fragmentação e sem formação na contemporaneidade e os seus reflexos na educação escolar brasileira.

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Biografia do Autor

Alessandro Eleutério de Oliveira, Grupo de Estudos e Pesquisas Teoria Crítica e Educação

Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de São Carlos, mestre em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Teoria Crítica e Educação. Atua na área de Filosofia da Educação. Autor do artigo Reflexões sobre a infância e a Educação Escolar (Revista Querubim, Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, 2010).

Antônio Álvaro Soares Zuin, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e estudos de pós-doutorado em Filosofia da Educação pela Universidade de Leipzig. Professor Associado do Departamento de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas Teoria Crítica e Educação. Publicações: Adoro odiar meu professor: o aluno entre a ironia e o sarcasmo pedagógico. Campinas: Autores Associados, 2008.

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Publicado

27.02.2012

Como Citar

Oliveira, A. E. de, & Zuin, A. Álvaro S. (2012). Alunos e professores no Orkut: a educação escolar na arena ciberespacial. Linhas Crí­ticas, 17(34), 561–582. https://doi.org/10.26512/lc.v17i34.3830

Edição

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