Epistemologia, emancipação e educação em perspectiva adorniana e decolonial

possíveis interseções

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc27202137539

Palavras-chave:

Teoria crítica, Decolonialidade, Epistemologia, Emancipação, Educação

Resumo

Este artigo toca nas convergências e divergências entre algumas das ideias do teórico crítico Theodor Adorno e as de alguns pensadores decoloniais, além de examinar como esse encontro alberga o conceito de educação emancipatória. No decorrer do texto, um apanhado de conceitos centrais de Adorno será posto em diálogo com alguns dos postulados de pensadores da decolonialidade, com principal foco nas ideias de epistemologia, emancipação e educação. Realizando esse trabalho, espera-se entender no que Adorno corrobora a decolonialidade, no que esta ajuda a reexaminar na obra do filósofo alemão, e, enfim, vislumbrar o projeto de uma educação emancipatória com elementos de ambas as fontes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Hugo Oliveira Magalhães, Universidade Federal de Goiás, Brasil

Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2019). Doutorando em Linguística pela Universidade Federal de Goiás. Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal Goiano. E-mail: victorvhom@hotmail.com

Referências

Adorno, T. W. (1986). Capitalismo tardio ou sociedade industrial. Em G. Cohn. Theodor W. Adorno (pp. 62-75). Ática.

Adorno, T. W. (1995a). Educação e Emancipação. Paz e Terra.

Adorno, T. W. (1995b). Palavras e Sinais: modelos críticos 2. Vozes.

Adorno, T. W., & Horkheimer, M. (1985). O conceito de esclarecimento. Em T. W. Adorno & M. Horkheimer. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos (pp. 19-52). Jorge Zahar.

Allen, A. (2016). The end of progress: decolonizing the normative foundations of critical theory. Columbia University Press.

Ballestrin, L. (2017). Modernidade/Colonialidade sem “Imperialidade”? O Elo Perdido do Giro Decolonial. DADOS – Revista de Ciências Sociais, 60(2), 505-540. https://doi.org/10.1590/001152582017127

Borba, P., & Benzaquen, G. (2020). Teoria Crítica nas Margens: um diálogo entre marxismo e pós-colonialismo. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 35(103), 1-17. https://doi.org/10.1590/3510312/2020

Grosfoguel, R. (2008). Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. Revista crítica de ciências sociais, 80, 115-147. https://doi.org/10.4000/rccs.697

Jardim, G. R. (2017). Dialética negativa e o pensamento decolonial. Revista SURES, 10, 1-14. https://revistas.unila.edu.br/sures/article/view/608

Kumaravadivelu, B. (2016). The decolonial option in English teaching: can the subaltern act? TESOL quarterly, 50(1), 66-85. https://doi.org/10.1002/tesq.202

Maia, J. M. E. (2013). Além da pós-colonialidade: a sociologia periférica e a crítica ao eurocentrismo. Cadernos de estudos culturais, 5, 93-64. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/cadec/article/view/3509/2780.

Marcuse, H. (1979). O fechamento do universo da locução. Em H. Marcuse. Ideologia da sociedade industrial: o homem unidimensional (pp. 92-121). Jorge Zahar.

Martins, P. H. (2019). Teoria crítica da colonialidade. Ateliê de Humanidades.

Mignolo, W, D. (2017). Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 32(94), 1-18. https://doi.org/10.17666/329402/2017

Mignolo, W. D., & Walsh, C. E. (2018). On decoloniality: concepts, analytics, praxis. Duke University Press.

Pucci, B. (2001). Teoria Crítica e Educação: contribuições da teoria crítica para a formação do professor. Espaço Pedagógico, 8, 13-30. http://www.unimep.br/~bpucci/teoria-critica-e-educacao.pdf

Quijano, A. (1989). Identidad y utopía en América latina. El Conejo.

Quijano, A. (2005). Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. Em E. Lander. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas (pp. 107-130). CLACSO.

Ribeiro, D., & Gaia, R. da S. P. (2021). Uma perspectiva decolonial sobre formação de professores e educação das relações étnico-raciais. Linhas Críticas, 27, 1-16. https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/35968/29218

Santos, B. de S. (2007). Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. Boitempo.

Walsh, C. E. (2009). Interculturalidade crítica e pedagogia decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. Em V. M. Candau. Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas (pp. 12-43). 7 Letras.

Zanolla, S. R. (2010). Educação e barbárie: aspectos culturais da violência na perspectiva da teoria crítica da sociedade. Sociedade e Cultura, 13(1), 117-123. https://doi.org/10.5216/sec.v13i1.11182

Publicado

07.07.2021

Como Citar

Oliveira Magalhães, V. H. (2021). Epistemologia, emancipação e educação em perspectiva adorniana e decolonial: possíveis interseções. Linhas Crí­ticas, 27, e37539. https://doi.org/10.26512/lc27202137539

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.