A formação do Pedagogo para o trabalho no contexto hospitalar: a experiência da Faculdade de Educação da UnB

Autores

  • Amaralina Miranda de Souza Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v17i33.3725

Palavras-chave:

Formação do Pedagogo, Pedagogia Hospitalar, Hospitalização, Equipe Interdisciplinar

Resumo

Este artigo apresenta a experiência do curso de pedagogia da Universidade de Brasília, cuja estrutura oportuniza aos alunos e alunas espaços curriculares para aprofundamento de estudos na área da pedagogia hospitalar e o atendimento acrianças e jovens hospitalizados. Aborda questões relacionadas às competências e habilidades necessárias aos professores de classes hospitalares bem como a necessidade de formação técnico-científica para a prática pedagógico-educacional enquanto membro da equipe multidisciplinar no hospital. Conclui que existem conhecimentos específicos indispensáveis ao trabalho pedagógico no hospital, que devem ser considerados nos cursos de formação de professores em nível de graduação e pós-graduação. Por fim, considera a universidade como o ambiente apropriado para a formação desses profissionais.

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Biografia do Autor

Amaralina Miranda de Souza, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Ciências da Educação pela Universidad Nacional de Educación à Distancia - UNED, Espanha. Professora do Departamento de Teoria de Fundamentos e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília. Publicação recente: La informática educativa para la enseñanza especial e inclusiva: el software educativo Hércules y Jiló (InALONSO, Catalina; GALLEGO, Domingo. Innovación y Gestión del Talento organizado. Madrid, EBS - Business School, 2011).  

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Publicado

13.12.2011

Como Citar

Souza, A. M. de. (2011). A formação do Pedagogo para o trabalho no contexto hospitalar: a experiência da Faculdade de Educação da UnB. Linhas Crí­ticas, 17(33), 251–272. https://doi.org/10.26512/lc.v17i33.3725

Edição

Seção

Dossiê: Educação Especial Inclusiva