Uma leitura crítica das pesquisas sobre a relação entre trabalho e educação
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v16i30.3575Palabras clave:
Teoria;, Trabalho;, EducaçãoResumen
Analisam-se os pressupostos teóricos dos estudos sobre trabalho e educação que investigam essa temática do ponto de vista da teoria marxista. Numa leitura crítica das pesquisas que buscam estabelecer a relação entre trabalho e educação, muitos estudos têm o homem como categoria central de análise. Sobre essa constatação, Louis Althusser fala de um humanismo teórico. Ou seja, uma concepção que se refere à fase antropológica dos primeiros escritos de Marx, quando este ainda estaria influenciado por noções ideológicas. O artigo questiona se, do ponto de vista teórico e metodológico, proceder a determinadas análises tendo como base conceitual aquela desenvolvida pelo “jovem” Marx não estaria comprometendo a compreensão do próprio objeto de estudo. Nesse sentido, o argumento central é o de que a utilização dessa noção pode acarretar problemas de ordem teórica e metodológica para as análises que tratam da relação entre trabalho e educação.
Descargas
Citas
ALTHUSSER, Louis. Sobre o jovem Marx (Questões de Teoria). In: ______. Análisecrítica da teoria marxista. Rio de Janeiro: Zahar, 1967. p. 39-74.
______. A querela do humanismo. Crítica Marxista, São Paulo: Xamã, n. 9, p. 9-51,1999.
______. A querela do humanismo (II). Crítica Marxista, São Paulo: Boitempo Editorial,n. 14, p. 48-72, 2002.
BALIBAR, Étienne. Sobre os conceitos fundamentais do materialismo histórico. In:ALTHUSSER, Louis; BALIBAR, Étienne; ESTABLET, Roger. Ler O Capital, vol. 2. Riode Janeiro: Zahar, 1980. p. 153-274.
KUENZER, Acacia Zeneida. Educação e trabalho no Brasil: o estado da questão. Brasília:Inep; Santiago: Reduc, 1991.
MARX, Karl. Crítica ao Programa de Gotha. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich.Obras escolhidas. vol. 2. Rio de Janeiro: Editorial Vitoria, 1961. p. 205-236.
______. Manuscritos econômicos e filosóficos. São Paulo: Boitempo Editorial, 2004.
______. O Capital. Livro primeiro, volume I. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,1968.
______. A questão judaica. Rio de Janeiro: Achiamé, s/d.
MARX, Karl; ENGELES, Friedrich. Teses sobre Feuerbach [1845]. In: MARX, Karl;ENGELES, Friedrich. A ideologia alemã. Portugal: Editorial Presença, Brasil: LivrariaMartins Fontes, vol. 1, 3. ed., s/d. p. 11-102.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã[1845]. 3. ed. Portugal: EditorialPresença, Brasil: Livraria Martins Fontes, vol. 1, s/d.
TREIN, Eunice S.; PICANÇO, Iracy S. O GT Trabalho e Educação. Anped. Histórico dosGrupos de Trabalho. Anped, p. 87-90, set. 1995.
TUMOLO, Paulo Sergio. Metamorfose no mundo do trabalho: revisão de algumaslinhas de análise. Educação e Sociedade. Campinas: Cedes, Unicamp, n. 59, p. 333-350,ago. 1997.
WALLIS, Victor. Socialismo e tecnologia: uma visão setorial. Crítica Marxista, Rio deJaneiro: Revan, n. 22, p. 55-74, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Linhas Críticas

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Todas as publicações da revista Linhas Críticas serão licenciadas sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que qualquer pessoa tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
As pessoas autoras não podem revogar estes direitos desde que sejam respeitados os termos da licença.
Conforme os termos:
Atribuição — as pessoas leitoras devem atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. As pessoas leitoras podem fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
Sem restrições adicionais — as pessoas autoras não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Pessoas autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Pessoas autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios préprint ou na sua página pessoal) qualquer ponto antes do envio da versão final do artigo à revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
