Uma leitura crítica das pesquisas sobre a relação entre trabalho e educação

Autores

  • Anita Handfas Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v16i30.3575

Palavras-chave:

Teoria;, Trabalho;, Educação

Resumo

Analisam-se os pressupostos teóricos dos estudos sobre trabalho e educação que investigam essa temática do ponto de vista da teoria marxista. Numa leitura crítica das pesquisas que buscam estabelecer a relação entre trabalho e educação, muitos estudos têm o homem como categoria central de análise. Sobre essa constatação, Louis Althusser fala de um humanismo teórico. Ou seja, uma concepção que se refere à fase antropológica dos primeiros escritos de Marx, quando este ainda estaria influenciado por noções ideológicas. O artigo questiona se, do ponto de vista teórico e metodológico, proceder a determinadas análises tendo como base conceitual aquela desenvolvida pelo “jovem” Marx não estaria comprometendo a compreensão do próprio objeto de estudo. Nesse sentido, o argumento central é o de que a utilização dessa noção pode acarretar problemas de ordem teórica e metodológica para as análises que tratam da relação entre trabalho e educação.

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Biografia do Autor

Anita Handfas, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Brasil (2006). Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

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Publicado

06.12.2010

Como Citar

Handfas, A. (2010). Uma leitura crítica das pesquisas sobre a relação entre trabalho e educação. Linhas Crí­ticas, 16(30), 129–148. https://doi.org/10.26512/lc.v16i30.3575

Edição

Seção

Tema: Educação Profissional e tecnológica

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