Uma leitura crítica das pesquisas sobre a relação entre trabalho e educação

Autores

  • Anita Handfas Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v16i30.3575

Palavras-chave:

Teoria;, Trabalho;, Educação

Resumo

Analisam-se os pressupostos teóricos dos estudos sobre trabalho e educação que investigam essa temática do ponto de vista da teoria marxista. Numa leitura crítica das pesquisas que buscam estabelecer a relação entre trabalho e educação, muitos estudos têm o homem como categoria central de análise. Sobre essa constatação, Louis Althusser fala de um humanismo teórico. Ou seja, uma concepção que se refere à fase antropológica dos primeiros escritos de Marx, quando este ainda estaria influenciado por noções ideológicas. O artigo questiona se, do ponto de vista teórico e metodológico, proceder a determinadas análises tendo como base conceitual aquela desenvolvida pelo “jovem” Marx não estaria comprometendo a compreensão do próprio objeto de estudo. Nesse sentido, o argumento central é o de que a utilização dessa noção pode acarretar problemas de ordem teórica e metodológica para as análises que tratam da relação entre trabalho e educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anita Handfas, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Brasil (2006). Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Referências

ALTHUSSER, Louis. Sobre o jovem Marx (Questões de Teoria). In: ______. Análisecrítica da teoria marxista. Rio de Janeiro: Zahar, 1967. p. 39-74.

______. A querela do humanismo. Crítica Marxista, São Paulo: Xamã, n. 9, p. 9-51,1999.

______. A querela do humanismo (II). Crítica Marxista, São Paulo: Boitempo Editorial,n. 14, p. 48-72, 2002.

BALIBAR, Étienne. Sobre os conceitos fundamentais do materialismo histórico. In:ALTHUSSER, Louis; BALIBAR, Étienne; ESTABLET, Roger. Ler O Capital, vol. 2. Riode Janeiro: Zahar, 1980. p. 153-274.

KUENZER, Acacia Zeneida. Educação e trabalho no Brasil: o estado da questão. Brasília:Inep; Santiago: Reduc, 1991.

MARX, Karl. Crítica ao Programa de Gotha. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich.Obras escolhidas. vol. 2. Rio de Janeiro: Editorial Vitoria, 1961. p. 205-236.

______. Manuscritos econômicos e filosóficos. São Paulo: Boitempo Editorial, 2004.

______. O Capital. Livro primeiro, volume I. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,1968.

______. A questão judaica. Rio de Janeiro: Achiamé, s/d.

MARX, Karl; ENGELES, Friedrich. Teses sobre Feuerbach [1845]. In: MARX, Karl;ENGELES, Friedrich. A ideologia alemã. Portugal: Editorial Presença, Brasil: LivrariaMartins Fontes, vol. 1, 3. ed., s/d. p. 11-102.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã[1845]. 3. ed. Portugal: EditorialPresença, Brasil: Livraria Martins Fontes, vol. 1, s/d.

TREIN, Eunice S.; PICANÇO, Iracy S. O GT Trabalho e Educação. Anped. Histórico dosGrupos de Trabalho. Anped, p. 87-90, set. 1995.

TUMOLO, Paulo Sergio. Metamorfose no mundo do trabalho: revisão de algumaslinhas de análise. Educação e Sociedade. Campinas: Cedes, Unicamp, n. 59, p. 333-350,ago. 1997.

WALLIS, Victor. Socialismo e tecnologia: uma visão setorial. Crítica Marxista, Rio deJaneiro: Revan, n. 22, p. 55-74, 2006.

Downloads

Publicado

06.12.2010

Como Citar

Handfas, A. (2010). Uma leitura crítica das pesquisas sobre a relação entre trabalho e educação. Linhas Crí­ticas, 16(30), 129–148. https://doi.org/10.26512/lc.v16i30.3575

Edição

Seção

Tema: Educação Profissional e tecnológica

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.