Educação infantil: direito reconhecido ou esquecido?

Autores

  • Iza Luz

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v12i22.3279

Palavras-chave:

Educação infantil;, Direito brasileiro;, Legislação brasileira

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo resgatar alguns aspectos da história da educação infantil, desde sua origem, destacando sua transformação em direito das crianças e obrigação do Estado, o que ocorreu com a Constituição Federal de 1988. A partir da análise de documentos da legislação brasileira, em especial as constituições e as leis de diretrizes e bases da educação nacional, e de outros documentos produzidos no âmbito do poder federal e por especialistas ligados à área, o trabalho evidencia que, apesar de estar legalmente reconhecida enquanto direito, ainda não há uma rede de instituições de educação infantil que atenda satisfatoriamente as crianças brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iza Luz

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2005). Integrante do corpo docente da Pós-Graduação da Universidade do Estado de Minas Gerais, MG.

Referências

ANGOTTI, Maristela. Semeando o trabalho docente. In: OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramosde (Org.). Educação infantil: muitos olhares. São Paulo: Cortez, 1994. p. 51-68.

BARRETO, Angela Maria Rabelo Ferreira. Situação atual da educação infantil no Brasil. In:BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Subsídiospara Credenciamento e Funcionamento de Instituições de Educação Infantil. Volume II. Brasília:MEC/SEF/DPE/COEDI, 1998. p. 23-33.

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília, 1990.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Proinfantil: Programa de Formação Inicial para Professores emExercício na Educação Infantil: diretrizes gerais. Brasília: MEC, 2005.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n. 3, de 3 deagosto de 2005. Brasília: MEC/CNE/CEB, 2005.

BRASIL. Lei nº 11.274. Brasília, 2006.

CAMPOS, Maria Malta. A regulamentação da Educação Infantil. In: BRASIL, Ministério daEducação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Subsídios para Credenciamento eFuncionamento de Instituições de Educação Infantil. Volume II. Brasília: MEC/SEF/DPE/COEDI,1998. p. 35-63.

CASTRO, Maria Helena Guimarães de. A política de educação infantil no âmbito do estadobrasileiro. In: BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de EducaçãoFundamental. Anais do I Simpósio Nacional de Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF/DPE/COEDI,1994. p. 32-35.

CORAZZA, Sandra Mara. Infância & educação: era uma vez ”“ quer que eu conte outra vez?Petrópolis: Vozes, 2002.

CRAIDY, Carmem Maria. A política de educação infantil no contexto da política da infância noBrasil. In: BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.Anais do I Simpósio Nacional de Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF/DPE/COEDI, 1994. p. 18-21.

CURY, Carlos Roberto Jamil. A educação infantil como direito. In: BRASIL, Ministério daEducação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Subsídios para Credenciamento eFuncionamento de Instituições de Educação Infantil. Volume II. Brasília: MEC/SEF/DPE/COEDI,1998. p. 9-15.

DEMO, Pedro. A política de educação infantil no contexto da política da infância no Brasil. In:BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Anais doI Simpósio Nacional de Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF/DPE/COEDI, 1994. p. 22-27.

DIAS, Regina Célia. Luta, movimento, creche: a história da conquista de um direito. In: SILVA,Isa T. F. Rodrigues (Org.). Creches comunitárias: histórias e cotidiano. Belo Horizonte: AMEPPE,1997. p. 19-44.

DIDONET, Vital. Creche: a que veio... para onde vai. Em Aberto, Brasília, v. 18, n. 73, p. 11-27,jul. 2001.

FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Educação pré-escolar e cultura: para uma pedagogia da educaçãoinfantil. Campinas: Edunicamp, São Paulo: Cortez, 1999.

FELIPE, Jane. O desenvolvimento infantil na perspectiva sociointeracionista: Piaget, Vygotsky,Wallon. In: CRAIDY, Carmem Maria; KAERCHER, Gládis E. (Orgs.). Educação Infantil: pra quete quero? Porto Alegre: Artmed, 2001, p. 27-37.

MACHADO, Maria Aglaê de Medeiros. Por uma política nacional de educação infantil. In:BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Anais doI Simpósio Nacional de Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF/DPE/COEDI, 1994, p. 14-17.

NASCIMENTO, Maria Evelina Pompeu do. Os profissionais da educação infantil e a nova lei dediretrizes e bases da educação nacional. In: FARIA, Ana Lúcia Goulart de; PALHARES, MarinaSilveira (Orgs.). Educação Infantil Pós-LDB: rumos e desafios. 3. ed. Campinas: Autores Associados”“ FE/Unicamp; São Carlos: EdUFSCar; Florianópolis: EdUFSC, 2001. p. 99-112.

OLIVEIRA, Romualdo Portela de. O direito à educação na constituição federal de 1988 e seu restabelecimento pelo sistema de justiça. Revista Brasileira de Educação, n. 11, p. 61-74, maio/ago.1999.

ONU. Convenção dos Direitos da Criança. 1989.Relatório dos trabalhos realizados pelo GT criado pela Portaria Interministerial nº 3.219, de 21 desetembro de 2005, e proposta de prorrogação de suas atividades. Brasília: MEC/SEB, 2006.Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/eduinfport3219_05.pdf.

SARMENTO, Manuel Jacinto. A globalização e a infância: impactos na condição social e na esco-laridade. In: GARCIA, Regina Leite; LEITE FILHO, Aristeo (Orgs). Em defesa da educação infantil.Rio de Janeiro: DP&A, 2001. p. 13-28.

SILVA, Isa T. F. Rodrigues. O processo de constituição de políticas públicas de educação infantil em Belo Horizonte: 1993 a 2000. Dissertação de Mestrado Não-Publicada, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, 2002.

UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação para Todos. Paris, 1990.

Downloads

Publicado

31.10.2006

Como Citar

Luz, I. (2006). Educação infantil: direito reconhecido ou esquecido?. Linhas Crí­ticas, 12(22), 41–58. https://doi.org/10.26512/lc.v12i22.3279

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.