Obstáculos políticos à concretização do direito à educação no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v12i22.3277Palavras-chave:
Educação;, Direito;, Trajetória;, Estratégia;, Classe média;, Fracasso escolarResumo
O objetivo do texto é investigar as razões históricas da defasagem entre duas dimensões do processo de concretização do direito à educação no Brasil: a efetivação do direito universal de entrada no sistema escolar e a realização integral do direito de saída do sistema escolar. A conclusão deste estudo é a de que a classe média é o principal agente da instauração e do desenvolvimento do direito à educação no Brasil; e, como as aspirações dessa classe social são socialmente limitadas, são conseqüentemente reduzidas as possibilidades de realização integral do direito universal à educação na sociedade brasileira, enquanto esta estiver conformada ao modelo sócio-econômico capitalista.
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
CUNHA, Luiz Antonio. Educação e desenvolvimento social no Brasil. 3. ed. Rio de Janeiro:Francisco Alves, 1978.
NAGLE, Jorge. Educação e sociedade na Primeira República. São Paulo: EPU/Edusp, 1974.
PARO, Vitor Henrique. Administração escolar / introdução crítica. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
SINGER, Paulo. A formação da classe operária. 4. ed. São Paulo: Atual, 1992.
TEIXEIRA, Palmira Petratti. A fábrica do sonho / trajetória do industrial Jorge Street. Rio de Janeiro:Paz e Terra, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.