Obstáculos políticos à concretização do direito à educação no Brasil

Autores

  • Décio Saes

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v12i22.3277

Palavras-chave:

Educação;, Direito;, Trajetória;, Estratégia;, Classe média;, Fracasso escolar

Resumo

O objetivo do texto é investigar as razões históricas da defasagem entre duas dimensões do processo de concretização do direito à educação no Brasil: a efetivação do direito universal de entrada no sistema escolar e a realização integral do direito de saída do sistema escolar. A conclusão deste estudo é a de que a classe média é o principal agente da instauração e do desenvolvimento do direito à educação no Brasil; e, como as aspirações dessa classe social são socialmente limitadas, são conseqüentemente reduzidas as possibilidades de realização integral do direito universal à educação na sociedade brasileira, enquanto esta estiver conformada ao modelo sócio-econômico capitalista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Décio Saes

Doutor em Sociologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS, 1974). Pós-doutor na Université de Paris I - Panthéon-Sorbonne (UP I, 1980). Livre-docente na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 1983). Professor Titular da Faculdade de Educação e Letras da Universidade Metodista de São Paulo.

Referências

BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

CUNHA, Luiz Antonio. Educação e desenvolvimento social no Brasil. 3. ed. Rio de Janeiro:Francisco Alves, 1978.

NAGLE, Jorge. Educação e sociedade na Primeira República. São Paulo: EPU/Edusp, 1974.

PARO, Vitor Henrique. Administração escolar / introdução crítica. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

SINGER, Paulo. A formação da classe operária. 4. ed. São Paulo: Atual, 1992.

TEIXEIRA, Palmira Petratti. A fábrica do sonho / trajetória do industrial Jorge Street. Rio de Janeiro:Paz e Terra, 1990.

Downloads

Publicado

31.10.2006

Como Citar

Saes, D. (2006). Obstáculos políticos à concretização do direito à educação no Brasil. Linhas Crí­ticas, 12(22), 23–40. https://doi.org/10.26512/lc.v12i22.3277

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.