Obstáculos políticos à concretização do direito à educação no Brasil

Autores

  • Décio Saes

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v12i22.3277

Palavras-chave:

Educação;, Direito;, Trajetória;, Estratégia;, Classe média;, Fracasso escolar

Resumo

O objetivo do texto é investigar as razões históricas da defasagem entre duas dimensões do processo de concretização do direito à educação no Brasil: a efetivação do direito universal de entrada no sistema escolar e a realização integral do direito de saída do sistema escolar. A conclusão deste estudo é a de que a classe média é o principal agente da instauração e do desenvolvimento do direito à educação no Brasil; e, como as aspirações dessa classe social são socialmente limitadas, são conseqüentemente reduzidas as possibilidades de realização integral do direito universal à educação na sociedade brasileira, enquanto esta estiver conformada ao modelo sócio-econômico capitalista.

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Biografia do Autor

Décio Saes

Doutor em Sociologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS, 1974). Pós-doutor na Université de Paris I - Panthéon-Sorbonne (UP I, 1980). Livre-docente na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 1983). Professor Titular da Faculdade de Educação e Letras da Universidade Metodista de São Paulo.

Referências

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Publicado

31.10.2006

Como Citar

Saes, D. (2006). Obstáculos políticos à concretização do direito à educação no Brasil. Linhas Crí­ticas, 12(22), 23–40. https://doi.org/10.26512/lc.v12i22.3277