Estudantes do ensino fundamental I e suas percepções sobre nativos brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32369Palavras-chave:
Ensino de história, Nativos brasileiros, Ensino fundamental IResumo
O presente artigo apresenta os resultados obtidos a partir de um bloco de aulas de história, ministrado a alunos do 5° ano do ensino fundamental I, que teve como tema principal a discussão sobre as percepções que os estudantes têm acerca das comunidades indígenas brasileiras e a promoção da quebra de estereótipos através da consciência histórica. Adotou-se como fontes pinturas de Jean Baptist-Debret, datadas do século XIX, e fotografias do século XXI, que mostram o nativo em contato com tecnologias contemporâneas. As aulas demonstraram que a mentalidade popular ainda enxerga os povos indígenas através de olhares coloniais e custa a entender seu lugar na sociedade contemporânea.
Downloads
Referências
Baptiste-Debret, J. (1834). Voyage pittoresque et historique au Brésil. Tome premier. FirminDidot Frères. https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/3813
Costa, A. C. (2010). A comunidade indígena e o mundo tecnológico: reflexões sobre os impactos das mídias sociais na vida dos Aikewára. Anais do 3° Simpósio hipertexto e tecnologias na educação. Recife, Pernambuco, Brasil. http://www.nehte.com.br/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2010/Alda-Cristina-Costa.pdf
Gava, Á. A., & Jorge, F. G. A. (2013). O papel da tecnologia na escola indígena. Anais I Encontro Brasil Indígena. Araraquara, São Paulo, Brasil. http://fundacaoarapora.org.br/moitara/wp-content/uploads/2016/02/56-o-papel.pdf
Lessa, A. M. M. (2016). Imagens e olhares: Povos indígenas e a construção/reforço de estereótipos através de imagens dos séculos XVI-XVII e XIX-XX utilizadas como complementos em conteúdos na sala de aula. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia]. Repositório Institucional da UFRB. https://www.ufrb.edu.br/mphistoria/images/Disserta%C3%A7%C3%B5es/Turma_2014/Agla_Mendes_de_Melo_Lessa.pdf
Molina, A. H. (2007). Ensino de história e imagens: possibilidades de pesquisa. Domínios da Imagem, 1(1), 15-29. http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/dominiosdaimagem/article/view/19265
Piccoli, V. (2005). O Brasil na Viagem Pitoresca e Histórica de Debret. Anais I encontro de História da Arte. Campinas, São Paulo, Brasil. https://www.ifch.unicamp.br/eha/atas/2004/PICCOLI,%20Valeria%20-%20IEHA.pdf
Rüsen, J. (1992). El desarrollo de la competencia narrativa en el aprendizaje histórico. Una hipótesis ontogenética relativa a la conciencia moral. Revista Propuesta Educativa, 4(7), 27-36.
Rüsen, J. (2001). Razão histórica. Teoria da história: fundamentos da ciência histórica. Editora Universidade de Brasília.
Siman, L. M. C. (2005). Representações e memórias sociais compartilhadas: Desafios para os processos de ensino e aprendizagem da História. Cadernos Cedes, 25(67), 348-364. https://doi.org/10.1590/S0101-32622005000300007
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Victor Gustavo de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.