Desafios para objetivação da Pedagogia Histórico-Crítica na prática escolar

Autores

  • Carlos Henrique Ferreira Magalhães Universidade Estadual de Maringá
  • João dos Reis Silva Júnior Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v17i32.3688

Palavras-chave:

Pedagogia Histórico-Crítica, Prática escolar, Ontologia marxiana

Resumo

Este artigo visa analisar os desafios pedagógicos fundantes para a educação numa sociedade cindida em classes. Embora o Professor Saviani indique que a ausência de um sistema de educação, a necessidade de reorganização das escolas e as descontinuidades de políticas educacionais sejam os desafios para a educação brasileira, acreditamos que os desafios estão para além destas indicações. Essa percepção nos deixa em estado de alerta às possibilidades reais de continuidade de políticas educacionais que possam favorecer, predominantemente, os filhos da classe trabalhadora, haja vista que as soluções formais não são capazes de enfrentara lógica destrutiva do capital. Entendemos que as políticas educacionais sejam soluções formais, e, embora elas possam preconizar pequenas mudanças e indicar alguma melhoria local, não são capazes de romper com a substância histórica em que o acúmulo do capital impõe o acúmulo de miséria.

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Biografia do Autor

Carlos Henrique Ferreira Magalhães, Universidade Estadual de Maringá

Carlos Henrique Ferreira Magalhães possui Doutorado em Educação pela UFSCar, mestrado em Educaçação e Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá.

João dos Reis Silva Júnior, Universidade Federal de São Carlos

João dos Reis Silva Júnior possui doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutoramento em Sociologia Política pela Unicamp. Atualmente desenvolve pósdoutoramento em Economia Política da Educação no Departamento de Economia da FEA-USP, com o trabalho “Economia política da universidade pública: um estudo de caso sobre política educacional dos governos FHC e Lula”. É professor da Universidade Federal de São Carlos, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

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Publicado

26.07.2011

Como Citar

Magalhães, C. H. F., & Silva Júnior, J. dos R. (2011). Desafios para objetivação da Pedagogia Histórico-Crítica na prática escolar. Linhas Crí­ticas, 17(32), 113–135. https://doi.org/10.26512/lc.v17i32.3688

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