Desafios para objetivação da Pedagogia Histórico-Crítica na prática escolar

Autores

  • Carlos Henrique Ferreira Magalhães Universidade Estadual de Maringá
  • João dos Reis Silva Júnior Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v17i32.3688

Palavras-chave:

Pedagogia Histórico-Crítica, Prática escolar, Ontologia marxiana

Resumo

Este artigo visa analisar os desafios pedagógicos fundantes para a educação numa sociedade cindida em classes. Embora o Professor Saviani indique que a ausência de um sistema de educação, a necessidade de reorganização das escolas e as descontinuidades de políticas educacionais sejam os desafios para a educação brasileira, acreditamos que os desafios estão para além destas indicações. Essa percepção nos deixa em estado de alerta às possibilidades reais de continuidade de políticas educacionais que possam favorecer, predominantemente, os filhos da classe trabalhadora, haja vista que as soluções formais não são capazes de enfrentara lógica destrutiva do capital. Entendemos que as políticas educacionais sejam soluções formais, e, embora elas possam preconizar pequenas mudanças e indicar alguma melhoria local, não são capazes de romper com a substância histórica em que o acúmulo do capital impõe o acúmulo de miséria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Henrique Ferreira Magalhães, Universidade Estadual de Maringá

Carlos Henrique Ferreira Magalhães possui Doutorado em Educação pela UFSCar, mestrado em Educaçação e Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá.

João dos Reis Silva Júnior, Universidade Federal de São Carlos

João dos Reis Silva Júnior possui doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutoramento em Sociologia Política pela Unicamp. Atualmente desenvolve pósdoutoramento em Economia Política da Educação no Departamento de Economia da FEA-USP, com o trabalho “Economia política da universidade pública: um estudo de caso sobre política educacional dos governos FHC e Lula”. É professor da Universidade Federal de São Carlos, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

Referências

ANTUNES, Ricardo. A era da Informatização e a época da informalização. In: ANTUNES, Ricardo. (Org.)Riqueza e miséria do trabalho no Brasil.São Paulo: Boitempo. 2006. p.15-25.

ARANHA, Lúcia. Pedagogia histórico-crítica: o otimismo dialético em educação. São Paulo: EDUC, 1992.

CARDOSO, Ana Maria. Um olhar sobre a formação continuada de professores na rede municipal deSarandi. 2006. 138 f. Dissertação (Mestrado) ”“ Programa de Pós-Graduação em Educação. UniversidadeEstadual de Maringá, Maringá, Paraná. 2006.

CARVALHO, M. do C. de; NETTO, J. P. Cotidiano:conhecimento e crítica. São Paulo: Cortez, 2007.

GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica.Campinas: Autores Associados,2002.

GONZÁLEZ, Jorge Luis Cammarano. Sobre a educação para além do capital. In: ALVES, Giovanni;GONÁLEZ, Jorge Luís Cammarano; BATISTA, Roberto Leme. (Org.)Trabalho e educação:contradiçõesdo capitalismo global. São Paulo: Práxis, 2006. p. 115-145.

GULLAR, Ferreira. Dentro da noite veloz & Poema sujo.São Paulo: Círculo do Livro, s/d, p. 51-52.

HELLER, Agnes. O cotidiano e a história.Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

______. Sociología de la vida cotidiana.Barcelona: Península, 2002.

KUENZER, Acácia Zeneida. Exclusão includente e inclusão excludente: a nova forma de dualidadeestrutural que objetiva as novas relações entre educação e trabalho. In: LOMBARDI, José Claudinei;SAVIANI, Demerval; SANFELICE, José Luís (Org.). Capitalismo, trabalho e educação.São Paulo: AutoresAssociados, 2002. p. 77-95.

LEHER, Roberto. O público como expressão das lutas sociais: dilemas nas lutas sindicais e dosmovimentos sociais frente ao desmonte neoliberal da educação pública.LPP-UERJ. 2005. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2006.

LESSA, Sergio.Trabalho e proletariado no capitalismo contemporâneo.São Paulo: Cortez. 2007.

LUKÁCS, Georg. Pensamento vivido:autobiografia em diálogo: entrevista a István Eorsi e ErzsébetVezér. São Paulo, Viçosa: Ad Hominem/Editora da UFV, 1999.

MAGALHÃES, Carlos Henrique Ferreira ; SILVA JÚNIOR, João dos Reis. Limites e possibilidades deapropriação da pedagogia histórico-crítica.Revista Educação, Unisinos, v.13, n. 1, p. 51-62, 2009.

Magalhães, Carlos Henrique Ferreira. Limites e desafios para objetivação da pedagogia histórico-crítica na prática escolar.2010. 233 f. Tese (Doutorado)-Programa de Pós-Graduação em Educaçãoda Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos, 2010.

MARX, Karl. Crítica da filosofia do direito de Hegel.São Paulo: Boitempo, 2005.

MARX, Karl. O capital. Crítica da economia política.Livro Terceiro. VI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,1991.

MARX, Karl; ENGELS, Friederich. A ideologia alemã.Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital.São Paulo: Boitempo, 2005.

______.Para além do capital. Rumo a uma teoria da transição. São Paulo: Editora da Unicamp/Boitempo, 2002.

______. A teoria da alienação em Marx.São Paulo: Boitempo, 2006.

NETTO, José Paulo; BRAZ, M. Economia política: uma introdução crítica. São Paulo, Cortez, 2007.

NETTO, José Paulo. Os desafios epistemológicos e metodológicos da pesquisa histórica. In: SAVIANI,Dermeval; LOMBARDI, José Claudinei; SANFELICE, José Luís. (Org.) História e história da educação:o debate teórico-metodológico atual. Campinas: Autores Associados, HISTEDBR, 1998. p.11-26.

OLIVEIRA, Francisco de. Lula é o mais conservador de todos. Rio de Janeiro, Jornal do Brasil.Edição117748. Disponível em: < http://ee.jornaldobrasil.com.br/reader/default.asp?ed=1356>. Acesso em: 29jun. 2008.

PEREIRA, Luzete Adelaide. Educação, estado e revolução.1985. 153 f. Tese (Doutorado em Educação)”“ Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas, SP. 1985.

SAVIANI, Demerval. Educação socialista, pedagogia histórico-crítica e os desafios da sociedade de classes. In: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D. (Org.) Marxismo e educação: debates contemporâneos.Campinas: Autores Associados, 2008. p. 223-274.

______. Os desafios da educação pública na sociedade de classes.In: ORSO, Paulino José (Org.).Educação, sociedade de classes e reformas universitárias.Campinas: Autores Associados, 2007.p. 9-26.

______. Desafios atuais da pedagogia histórico-crítica. In: SILVA JUNIOR, Celestino Alves. (Org.)Demerval Saviani e a educação brasileira.São Paulo: Cortez, 1994. p. 243-286.

______. Pedagogia histórico-crítica.Primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2003.

______. Educação e questões da atualidade.São Paulo: Cortez/ Livros do Tatu, 1991.

SILVA JÚNIOR, João dos Reis; FERRETTI, Celso João. O institucional e a cultura da escola.São Paulo:Xamã, 2004.

TONET, Ivo. Educação contra o capital.Maceió: Edufal, 2007.

______. Educação, cidadania e emancipação humana.Ijuí: Unijuí, 2005a.

______. Em defesa do futuro.Maceió: Edufal, 2005b.

TULLIO, Guaraciaba Aparecida. Afinal Proudhon venceu?Piracicaba: Unimep, 1989.

VIEIRA, Carlos Eduardo. O historicismo gramsciano e a pesquisa em educação.1994. 248 f. Dissertação(Mestrado em Educação)- Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1994.

Downloads

Publicado

26.07.2011

Como Citar

Magalhães, C. H. F., & Silva Júnior, J. dos R. (2011). Desafios para objetivação da Pedagogia Histórico-Crítica na prática escolar. Linhas Crí­ticas, 17(32), 113–135. https://doi.org/10.26512/lc.v17i32.3688

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.